Xiaomi compra 3% da fabricante de software Kingsoft

A Xiaomi comprou três por cento da Kingsoft, empresa de jogos e software, por 68 milhões de dólares. Este investimento mostra que a fabricante de smartphones está cada vez mais empenhada em expandir a sua área de negócio.

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Com um crescimento notável, a Xiaomi já consegue ocupar o terceiro lugar no ranking das fabricantes de smartphones, ao ganhar terreno e fazer concorrência à Samsung e à Apple.

Mas este crescimento também pode ser medido pelo número de investimentos que a empresa chinesa tem feito. Foi anunciado o recente investimento na Kingsoft, onde a Xiaomi comprou 2,98 por cento da empresa, por um valor de 68 milhões de dólares.

A Xiaomi e a Kingsoft, que começou por produzir jogos de vídeo, já tinham laços entre si – afinal, Lei Jun, CEO da Xiaomi, foi também um dos fundadores da Kingsoft, que produz também produtos de segurança, entretenimento e produtos direcionados para empresas.

Assim, torna-se cada vez mais visível a intenção da Xiaomi em alargar a sua área de ação, focando-se no software e nos serviços. Outro dos investimentos da empresa chinesa foi feito na Midea, fabricante de eletrodomésticos, com um valor de cerca de 200 milhões de euros.

Com a compra de parte da Kingsoft, a Xiaomi pode estar a abrir caminho para a área dos serviços de jogos, aplicações de segurança ou até outros serviços móveis.

O negócio entre a Xiaomi e a Kingsoft tem como data prevista de conclusão o final deste mês. A Xiaomi comprou os três por cento da Kingsoft  ao gigante da internet Tencent, que reduz assim a sua participação na empresa, para 9,6 por cento. Lei Jun, CEO da Xiaomi, tem 15 por cento das ações da Kingsoft, como indivíduo particular.