Xiaomi entra no mercado dos tablets e tem a Apple como alvo

A Apple tem mais um concorrente no mercado dos tablets. A Xiaomi, fabricante chinês de smartphones low cost, anunciou o seu primeiro tablet, que estará disponível em seis cores e terá um ecrã de 7,9” (o mesmo do iPad Mini). Com esta expansão do seu portfolio, a Xiaomi faz pontaria aos líderes Apple e Samsung, embora tenha sido a empresa da ‘maçã’ que os responsáveis chineses mais referiram na apresentação do novo tablet.

Denominado MiPad, o tablet da Xiaomi terá uma câmara traseira de 8MP e uma dianteira de 5MP, processador Nvidia Tegra K1 a 2.2GHz, 16 ou 64GB de memória, chassis de plástico, sistema operativo Android e um preço de 240 dólares (tornando-o mais acessível do que o iPad Mini e o Samsung Galaxy Tab).

No evento de apresentação do dispositivo em Pequim, os responsáveis da Xiaomi não estiveram com meias palavras e adiantaram que o objetivo era que o hardware se assemelhasse ou superasse o do iPad. Refira-se que os smartphones da Xiaomi que mais vendem no gigantesco mercado chinês já apresentam várias semelhanças com o iPhone.

Ainda falta saber muita coisa sobre o MiPad – como, por exemplo, data de lançamento, ou se será vendido fora da China –, embora tenha sido revelado que uma versão inicial do tablet estará disponível para testes a partir de meio do mês de Junho.

Para quem não está muito familiarizado com a Xiaomi, há que reter a informação de que a companhia se tornou o sexto maior fabricante mundial de smartphones no 1º trimestre deste ano, segundo dados da Canalys, fruto do sucesso obtido no território chinês (o maior mercado mundial de smartphones). Este ano, a Xiaomi deverá vender 40 milhões de telemóveis, um número que é particularmente impressionante se atentarmos que vendeu 18,7 milhões no ano passado e 7,2 milhões no ano anterior.

Leia também : Leiria não existe?
Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago