Xiaomi entre as empresas mais inovadoras no ranking da BCG

A designação reconhece o compromisso da Xiaomi em prosseguir com a sua inovação tecnológica e em reforçar as suas capacidades de investigação e desenvolvimento.

A Xiaomi anunciou ter integrado o ranking das 50 Empresas Mais Inovadoras de 2022 definido pela Boston Consulting Group (BCG).

A designação, em parte, “reconhece o compromisso da Xiaomi em prosseguir com a sua inovação tecnológica e em reforçar as suas capacidades de investigação e desenvolvimento”.

No segundo trimestre de 2022, as despesas de I&D superaram os 500 milhões de euros, um aumento de 22,8% em relação ao ano anterior.

No evento de lançamento de produtos Xiaomi em agosto, Lei Jun, fundador, presidente e CEO do Xiaomi Group, disse que o investimento em I&D da Xiaomi “cresceu a uma taxa anual composta de 39,7% desde 2017 e espera-se que atinja os 2,5 mil milhões de euros em 2022 e os mais de 14 mil milhões de euros nos próximos cinco anos”.

O ranking das Empresas Mais Inovadoras do BCG baseia-se em grande parte num inquérito a mais de 1.500 executivos globais de inovação que foram inquiridos em dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Avalia o desempenho de uma empresa em quatro categorias: partilha global, visão dos pares da indústria, disrupção na indústria e criação de valor.

O BCG tem publicado o seu relatório anual de inovação desde 2003. Outras empresas na lista de 2022 incluem Microsoft, Alphabet, IBM, Pfizer, Coca-Cola e Tencent.

A Xiaomi está a construir uma ecosfera tecnológica em constante expansão que abrange smartphones, dispositivos wearables, casas inteligentes, fabrico inteligente, veículos elétricos inteligentes e robôs biónicos, “para melhor ligar as pessoas ao mundo à sua volta e melhorar as suas vidas”.