Yahoo bate expectativa no quarto trimestre

A Yahoo registou resultados melhor que o esperado no quarto trimestre de 2016, reportando ganhos de 162 milhões de dólares ou 17 cêntimos por ação. É uma recuperação assinalável quando comparada com a perda de 4,43 mil milhões no mesmo período do ano anterior – algo devido a custos com despedimentos e ajuste no valor de aquisições anteriores da empresa.

A receita total da Yahoo nos últimos três meses do ano passado foi de 1,47 mil milhões de dólares. Com a subtração de comissões pagas aos parceiros publicitários, a receita foi de 960 milhões de dólares, um pouco abaixo dos mil milhões do ano anterior. Esta queda de 4% foi, no entanto, bem inferior às derrapagens de duplos dígitos dos trimestres anteriores.

Quanto ao ano fiscal de 2016, a receita caiu 14% para 3,52 mil milhões, depois de deduzidas as comissões. De acordo com a Associated Press, foi a receita anual mais baixa da Yahoo desde 2004 – uma altura em que a empresa gerava mais receita que a Google.

Apesar da baixa, o desempenho no quarto trimestre foi melhor que o esperado, numa altura em que a Yahoo está a lidar com várias crises a meio ao negócio de venda de 4,8 mil milhões de dólares à Verizon. A principal crise relaciona-se com um mega roubo de dados de centenas de milhões de utilizadores, o maior da história.

“As oportunidades com a Verizon parecem boas”, disse Marissa Mayer, que liderou a empresa nos últimos quatro anos sem conseguir virar a tendência de deterioração do negócio da pioneira digital.

O acordo de aquisição continua de pé, mas a Yahoo revelou que a sua conclusão será adiada por três meses, estando previsto para o segundo trimestre do ano.