ZenFone 2 Deluxe da Asus chega a Portugal sexta-feira

A Asus vai lançar uma edição especial do seu topo de gama ZenFone 2 na próxima sexta-feira, com uma festa na Fnac do Colombo que estará aberta ao público.

O modelo será um exclusivo de comercialização da Fnac durante os primeiros dez dias, chegando ao restante canal de distribuição a 1 de fevereiro. O preço recomendado desta edição especial “deluxe” do ZenFone 2 será de 499,99 euros.

O topo de gama chega numa altura em que a Asus quer acelerar o crescimento num mercado saturado e muito competitivo – a Samsung mantém a liderança, a Huawei está em terceiro e a Xiaomi continua a conquistar terreno. No segundo trimestre do ano passado, segundo a Counterpoint Research, a Asus foi a marca que mais cresceu em relação a 2014, disparando 500%. No entanto, a consultora não fez referência à marca no relatório seguinte. O crescimento do mercado global de smartphones está a abrandar.

Um smartphone de 500 euros não será a chave para a conquista das massas, até porque é na Índia que se encontra o mercado mais competitivo nesta altura. No entanto, as funcionalidades são interessantes para um topo de gama neste nível de preço.

O que se destaca nesta versão deluxe, que chega menos de um ano depois da original, é o processador Intel Z3590 quad-core 64-bit (até 2,5 Ghz), uma novidade. O telefone herda os 4GB de memória RAM do ZenFone 2, mas quadruplica a capacidade de armazenamento – vem com 128 gigas e traz um cartão com outros tanto; no total, são 256 gigas disponíveis.

O ecrã tem 5,5 polegadas e a capa traseira pode ser substituída com dois designs disponíveis, um com relevo de cristais prateados e outro com textura do carbono (a de cristais dá-lhe um visual mais distinto, mas também um pouco mais feminino). A bateria carrega 60% em 39 minutos e as câmaras têm 13 megapixéis (traseira) e 5 megapixéis (frontal). Um pormenor interessante é que no modo de Super Resolução é possível tirar fotos com resoluções até 52 megapixéis.

Na festa do Colombo, que começa às 21h30, quem quiser participar num jogo de perguntas e respostas poderá habilitar-se a ganhar um destes Deluxe.