​NEC e Telefónica fazem parceria sobre Plataforma de NFV

A Telefónica e a NEC Corporation participaram no SDN & OpenFlow World Congress 2014, que decorreu no Swissôtel, Düsseldorf, de 14 a 17 de outubro de 2014. As empresas mostraram a implementação e orquestração de uma solução residencial de virtual Customer Premises Equipment (vCPE) sobre a plataforma do Laboratório de Referência de Virtualização de Funções de Rede (NFV) da Telefónica, lançada no início deste ano. nec corporation

A solução vCPE foi desenvolvida pela Telefónica e pela NEC nos termos de um acordo quadro comercial global assinado entre as duas empresas e permite que determinadas funções IP sejam transferidas dos gateways residenciais para a rede do operador de telecomunicações. A Virtualização do CPE minimiza as funcionalidades de rede do equipamento no domicílio, tornando-o mais simples e estável e permitindo uma mais rápida evolução assente em atualização de software na rede do operador.

O cenário exibido demonstrou a viabilidade da implementação e da orquestração de uma função de rede virtualizada sobre a plataforma do Laboratório NFV de Referência da Telefónica. Esta plataforma inclui um orquestrador NFV simplificado, adequado aos requisitos das Funções Virtuais de Rede (VNF), que permite um mapeamento determinístico de CPU e de memória e uma gestão simplificada das VNFs.

Atsuo Kawamura, Vice-presidente Principal da NEC Corporation afirmou que “este projeto de vCPE resulta do nosso acordo global e representa um passo importante em direção à virtualização da rede. A NEC prestará todo o seu apoio à Telefónica nesta transformação, proporcionando uma solução de ecossistema que permite poupanças de OPEX significativas bem como a implementação fácil e célere de novos serviços. A Telefónica e a NEC irão trabalhar em conjunto na implementação desta solução de vCPE e na aceleração do NFV por toda a indústria”.

Atualmente, a NEC está a avaliar o desempenho da solução vCPE num ambiente de rede real da subsidiária brasileira da Telefónica, a VIVO, num teste em que os benefícios económicos, a flexibilidade de rede e a conveniência para o utilizador estão a ser cuidadosamente medidos.

A solução vCPE, desenvolvida em conjunto pela Telefónica e pela NEC, é implementada e orquestrada através da Plataforma NFV criada no Laboratório NFV de Referência da Telefónica, funcionando sobre tecnologia Intel.