Telefónica e NEC desenvolvem ensaios piloto de Open RAN

O desenvolvimento conjunto de casos de uso orientados a IA e automação está vocacionado para 4 mercados globais e é um passo chave para a implementação em massa.

A Telefónica e a NEC Corporation anunciaram a celebração de um acordo para a realização de ensaios pré-comerciais de Open Radio Access Network (Open RAN) nos quatro principais mercados globais da Telefónica: Espanha, Alemanha, Reino Unido e Brasil. 

A Telefónica “é uma das primeiras empresas a adotar redes abertas e uma das principais operadoras europeias que assinaram o Memorando de Entendimento de Open RAN” em janeiro deste ano.

A companhia compromete-se assim com a implementação e desenvolvimento de soluções Open RAN, destinadas a construir redes móveis mais flexíveis, eficientes e seguras na Era do 5G.

A empresa tem o objetivo de atingir um crescimento de 50% da rede de rádio com base no Open RAN, até 2025.

Após os resultados anteriormente alcançados nos ensaios com a Telefónica na Alemanha e no Reino Unido, ao abrigo deste novo acordo, a NEC será o integrador de sistemas para implementar e conduzir ensaios de soluções Open RAN baseadas em múltiplos fornecedores.

Estão, para já, planeados ensaios para um total de pelo menos 800 locais para utilização comercial, a partir de 2022.