2015: o ano de alguns ramos das TI, mas não de todos

Os gastos em TI devem atingir os 3,8 milhões de milhões de dólares em 2015. Um estudo da Gartner revelou que embora os gastos devam ser maiores do que em 2014, os valores ficam aquém do que se esperava.

TIC

2015 deverá ser um bom ano para as Tecnologias de Informação. A Gartner, empresa que analisa a indústria das TI, avançou que este ano os gastos neste mercado deverão refletir um aumento de 2,4 por cento face a 2014. Não obstante, os analistas haviam esperado um aumento na ordem dos 3,9 por cento.

O reduzido aumento – pelo menos comparativamente às previsões – deve-se, segundo consta, ao abrandamento da taxa de crescimento de mercados como o dos smartphones e dos serviços de TI e de telecomunicações. Além do mais, o aumento do dólar face ao euro tem levado à diminuição dos investimentos em TI.

Ao nível da unidade monetária norte-americana, os mercados de dispositivos como telemóveis, computadores pessoais, tablets e impressoras deverão, em 2015, registar uma queda de 1,3 por cento no seu crescimento.

No que concerne aos centros de dados, o panorama já é outro. Espera-se que em 2015 os gastos em sistemas de armazenamento e servidores cheguem aos 143 mil milhões de dólares, o se traduz num aumento de 1,8 por cento comparativamente ao ano anterior.

O braço empresarial do mercado de software também beneficiará de um crescimento. A Gartner estima que este setor chegue aos 335 mil milhões de dólares em 2015, um aumento de 5,5 por cento.

Apesar de no comboio do crescimento estarem sentados vários ramos da indústria tecnológica, outros não deverão conseguir apanhá-lo a tempo. Estima-se que os serviços de TI sofram uma queda de 2,5 por cento, sendo que no Brasil e na Rússia este declínio seja ligeiramente mais acentuado, devido a debilidade económica.

As Telecomunicações este ano vão crescer 0,7 por cento, segundo as previsões da Gartner, alcançando receitas no valor de 1,6 milhões de milhões de dólares.