Categories: EmpresasNegócios

Tecnológicas brasileiras “infiltram-se” em Portugal

Este ano, o evento em Portugal vai decorrer entre os dias 19 e 21 de junho, nas cidades de Lisboa, Aveiro e Porto. Estão programados encontros empresariais, conferências e reuniões com empresas do setor de tecnologia da informação (TI) brasileiras e europeias.
Segundo Alberto Blois, coordenador do evento, a aproximação entre Brasil e Portugal em Tecnologia da Informação ganhou folego em 2008 quando algumas empresas brasileiras participaram no Portugal Tecnológico. “Desde então, as parcerias entre instituições europeias e brasileiras têm ocorrido”.
 
Brasil só agora olha para o exterior
 
A realidade do mercado brasileiro é diferente da nacional. Basta olhar para os números. Só no Rio de Janeiro existem qualquer coisa como cinco mil empresas de tecnologia, na sua maioria micro-negócios. Em conversa com a B!T, Alberto Blois explicou que, até agora, as empresas brasileiras, de uma forma geral, não olhavam para o mercado externo, ou seja, focavam-se basicamente no mercado interno. No entanto, Blois acredita que essa tendência está a alterar-se e as empresas de TI procuram agora novas oportunidades no exterior. “A questão é que não sabem muito bem como o fazer. E por isso mesmo estes tipo de iniciativas são importantes. Porque ajudam as empresas brasileiras a conhecerem novos mercados, nomeadamente o português, mas também mostram aos portugueses o potencial do mercado brasileiro. Funciona nos dois sentidos.” Além do mais, o coordenador do evento admite que Portugal pode ser um excelente país-base para operações na Europa e na África. “Por outro lado, para as empresas portuguesas, o Brasil pode tornar-se numa excelente primeira oportunidade de internacionalização. Afinal, falamos a mesma língua e o nosso mercado é grande…”
 
Evento consolidado
 
Em 2010, na primeira edição do Rio Info Portugal, participaram 16 empresas brasileiras. Já no ano seguinte, o evento consolidou-se e contou com uma delegação brasileira com mais de 30 participantes e cerca 80 empresas portuguesas. “É uma excelente oportunidade para a troca de experiências, apresentação de novas ideias e ampliação de parcerias comerciais internacionais.”
O evento será distribuído pelas três cidades portuguesas e inclui visitas técnicas às empresas locais e espaços desportivos, reuniões sobre setores específicos, conferências e encontros de negócios, com empresas brasileiras, portuguesas, francesas e inglesas. Em parceria com a Inova Ria (Associação de Empresas em Aveiro) – uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar e consolidar a inovação de empresas da região de Aveiro e das empresas de TI em Portugal – haverá encontros empresariais entre brasileiros e portugueses com o objetivo de promover parcerias.

admin

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

15 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

1 dia ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago