Categories: EmpresasNegócios

Jaspersoft publica o segundo Índice de Big Data

O Índice de Big Data da Jaspersoft baseia-se no número total de downloads de conectores nativos descarregados do JasperForge, o website Open Source da Jaspersoft orientado para a comunidade.
 
O Índice de Big Data acompanha o mais amplo conjunto de ambientes NoSQL e de Big Data, incluindo o Hadoop Hive, Hadoop HBase, MongoDB, DataStax, Cassandra, Riak, Red Hat Infinispan, Neo4J, Redis, CouchDB, VoltDB e outros. Capturando os dados referentes aos downloads efetuados entre janeiro de 2011 e maio de 2012, a Jaspersoft pode dar a conhecer as tendências do crescimento global da análise de Big Data e classificar a procura de fontes de dados individualmente.
 
“Vários ambientes NoSQL tornaram-se excecionalmente populares em termos de relatórios e análise de Big Data”, afirmou Brian Gentile, CEO da Jaspersoft. “As empresas têm agora a oportunidade de ficar a saber mais sobre as suas operações e desempenho, analisando fluxos de dados que eram demasiado grandes ou excessivamente complexos de processar, mesmo até há poucos anos. A quantidade de downloads de Big Data mostra que mais empresas estão a reconhecer esta oportunidade e a tirar partido dela.”
 
Os resultados mais importantes obtidos através do mais recente Índice de Big Data de 2012 indicam que os downloads de Big Data apontam para uma previsão de crescimento de 92% em 2012, comparativamente a 2011, e que foram descarregados mais de 10 mil conectores de Big Data em 2011.
 
Desde janeiro de 2011, os armazéns de documentos arrecadaram a maioria da procura, com 58% dos downloads. Os armazéns do tipo chave-valor e os clones Big Table conquistaram a segunda posição, com 20% e 19% da procura, respetivamente.
 
Em 2012, os armazéns de documentos angariaram mais de 70% da procura. Neste grupo, o MongoDB da 10gen continua a registar o melhor desempenho. Só em maio de 2012, o Cassandra da DataStax evidenciou um crescimento de quase 100% e a taxa de downloads do Hadoop Hive mostra uma procura constante e estável entre 2011 e 2012.
 
“O valor dos dados Big Data só agora está a ser descoberto, com os cientistas de dados a começar a analisar ficheiros de arquivo, informações de meios de comunicação social, meios de comunicação online, sistemas de jogo, monitorização de fraude e segurança e uma variedade de outras aplicações de dados”, afirmou Karl Van den Bergh, vice-presidente de produtos e alianças da Jaspersoft.
 
“Os conectores de Big Data nativos da Jaspersoft ajudam os utilizadores finais de BI a aceder a grandes e complexos conjuntos de dados e a navegar através deles, utilizando as nossas ferramentas para relatórios, análise e painéis, líderes no setor.”

admin

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

3 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

4 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

5 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

5 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

6 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

7 dias ago