Nova tecnologia solar permite carregar smartphones

A Yolk, startup especializada em energia solar, pretende desenvolver o carregador solar mais fino e leve de sempre – o Solar Paper. Esta tecnologia permitirá o carregamento de vários equipamentos, nomeadamente de smartphones e tablets.

De acordo com a empresa norte-americana, o carregador solar é capaz de carregar um iPhone 6 num período de duas horas e meia.

Com um peso de 114 gramas, o painel apresenta as dimensões de 190 mm por 180 mm e uma espessura de 3,8 mm. Cada painel gera uma potência de 2,5 watts, sendo que a sua capacidade energética pode ser aumentada, desde que acrescentados mais painéis ao mesmo.

O painel tem também a vantagem de reiniciar automaticamente. Deste modo, nas situações em que se verifique pouca luz solar, o painel continua a carregar sem que, para tal, necessite de intervenção humana. Adicionalmente, o utilizador tem a possibilidade de consultar a energia armazenada gerada em tempo real, através de um pequeno ecrã LCD, apresentado na parte superior do painel.

Para já, o projeto conta com um financiamento de 350 mil dólares na plataforma de crowdfunding, Kickstarter, pelo que se prevê que chegue ao mercado dia 22 de setembro.