Categories: InovaçãoProjetos

Indra implementa sistemas biométricos em 7 aeroportos espanhóis e no porto de Algeciras

Em colaboração com o Corpo Nacional de Polícia e o Ministério do Interior espanhol, a empresa procedeu à implementação de 124 sistemas ABC nos aeroportos de Madrid, Barcelona, Girona, Palma de Maiorca, Alicante, Tenerife e Málaga.

É a primeira vez que este tipo de sistemas é instalado num porto, no caso na Estação Marítima de Algeciras. Em Algeciras o sistema permite o registo das entradas e saídas do Espaço Económico Europeu, também conhecido como espaço Schengen.

A tecnologia foi inicialmente testada nos aeroportos Adolfo Suárez Madrid-Barajas e Barcelona-El Prat, sendo que se encontra operacional desde 2010 em ambos os aeroportos como parte de um programa piloto pioneiro na Europa, ao que mais tarde se juntou o aeroporto de Málaga.

Para usufruir do sistema ABC, o passageiro terá de ser dirigir a um quiosque no qual introduzirá o seu documento de identificação eletrónico ou passaporte digital. Cada posto conta com um sensor de verificação da impressão digital e câmaras de reconhecimento facial. Posteriormente, o sistema verificará a autenticidade dos parâmetros biométricos e do documento digital, utilizando para tal uma base de dados policiais. Após o processo, os passageiros poderão seguir para a porta de embarque.

O projeto foi cofinanciado pela Comissão Europeia e faz parte do Programa de Fronteiras Inteligentes (Smart Borders). O seu objetivo passa pela integração de todas as fronteiras aéreas, marítimas e terrestres.

Atualmente, a Indra está igualmente a desenvolver a próxima geração de sistemas automáticos de controlo fronteiriços, pelo que lidera o projeto Europeu ABC4EU, financiado pela Comissão Europeia dentro do 7º Programa-Quadro em que participam 15 parceiros.

Até junho de 2017, a ação pretende harmonizar a gestão dos sistemas ABC no continente europeu. A ideia é que o viajante não detete diferenças no seu uso, independentemente do país em que se encontra ou do fornecedor que tenha implementado. Adicionalmente, intenta-se que qualquer viajante possa utilizar este sistema, mesmo não sendo natural ou residente de um país do espaço Schengen.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago