Lisboa recebe vice-presidente da câmara de Tel Aviv na conferência “Tourism Innovation Competition”

No próximo dia 18 de setembro, Lisboa irá receber Asaf Zamir, vice-presidente da câmara de Tel Aviv. O responsável, que contribuiu para que a cidade israelita se tornasse numa das mais inovadoras cidades do mundo, marcará presença na conferência “Tourism Innovation Competition”, organizada pelo The Lisbon MBA e pelo Turismo de Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Asaf Zamir iniciou a sua experiência como advogado estagiário, tendo, em 2008, cofundado o Rov Ha’Ir, partido da fação jovem da câmara da cidade. Presentemente, é considerado um dos maiores impulsionadores de inovação na cidade, sendo que, para além de renovar a vida noturna no centro, criou centros de apoio à juventude e habitação, determinou subsídios de renda para jovens em troca de voluntariado e implementou uma série de campanhas de turismo de sucesso.

A cidade de Tel Aviv é tida como uma das mais inovadoras do mundo, com o segundo mais importante hub de empreendedorismo. De acordo com a PriceWaterhouseCoopers, em 2014, as vendas e IPOs da cidade chegaram aos 15 mil milhões de dólares. Em 2011, a editora Lonely Planet considerou-a o terceiro melhor destino do mundo.

Durante a conferência serão revelados os vencedores da competição lançada pelo The Lisbon MBA e pelo Turismo de Portugal, que desafiou inovadores em todo o mundo a criar uma solução para “medir” o comportamento dos turistas. Nesse sentido, serão divulgados os três melhores projetos para recolha e sistematização de informação de valor para os diferentes stakeholders a atuar na área do turismo. O projeto eleito irá receber um prémio de dez mil euros ou uma bolsa para o The Lisbon MBA no valor de 18 mil euros. Os outros dois finalistas receberão dois mil euros cada um.

Adicionalmente, o evento contará com um painel de discussão sobre “Turismo 2.0: O papel do digital no desenvolvimento turístico e como a indústria se deve adaptar a essa mudança” que será moderado por Pedro Oliveira, diretor académico do The Lisbon MBA. Esta iniciativa terá também a participação de Nils Fonstad, perito do MIT em liderança digital, Marco Gouveia, SEO & gerente de marketing online do grupo Pestana e Cesar Christoforidis, vice-presidente da Socialbakers para a América Latina & Europa do Sul.

De entre os convidados, destacam-se ainda os Deans das duas escolas de negócios que dirigem o The Lisbon MBA, Francisco Veloso, da Católica-Lisbon e Daniel Traça da Nova SBE, bem como do secretário de Estado do turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e de João Cotrim de Figueiredo, presidente do turismo de Portugal.