30% dos CIOs avalia os processos de negócio como muito inflexíveis, diz estudo da Cionet

Recentemente, a Cionet efetuou, em Portugal, um questionário relativamente ao impacto do digital nas organizações. O survey revelou que 41 por cento dos CIOs portugueses considera que os seus negócios foram afetados por tecnologias disruptivas nos últimos três anos. Foram igualmente destacadas outras tendências digitais que terão impacto no negócio, nomeadamente Advanced Analytics & Big Data, o envolvimento digital dos clientes e a inovação de produtos digitais, bem como modelos operacionais e de negócio.

Os CIOs reconhecem o potencial de oportunidades resultantes do negócio digital, mas 44 por cento destes executivos consideram que as estruturas organizacionais não estão adequadas ao negócio digital. A desadequação das estruturas organizacionais ao negócio digital é apontada como o principal obstáculo ao sucesso dos programas digitais.

De acordo com o estudo da Cionet, 30 por cento dos CIOs avalia os processos de negócio como muito inflexíveis quando o objetivo passa por tirar partido de novas oportunidades no digital.

Este inquérito contou com a participação de vários profissionais de diferentes indústrias no mercado português, pelo que servirá de base aos debates do evento “Digital Business”, organizado pela Cionet e patrocinado pela Accenture Digital, que irá ocorrer dia 17 de setembro, na Fundação Portuguesa das Comunicações.

A conferência terá a presença de CEOs, CMOs e CIOs de diversas indústrias, entre outros decisores do mercado português.

No painel de CEOs será promovida a discussão aberta e interativa sobre estratégia digital, em temas como “Definição de ecossistemas, redefinição de indústrias” e “Como tornar-se um negócio digital”. Já o painel de CMOs, dedicado à execução digital, irá propor a abordagem de temas como a “Internet of Me: canais digitais, experiências personalizadas e customer experience”. A sessão intitulada “Alavancagem Digital”, que será dedicada a CIOs, abordará questões base de “Como a tecnologia permite a competitividade do negócio digital” e “Conquistar, servir e manter os clientes no Mundo Digital”.

O evento terá a presença em debate de entidades como PayPal, Uber, TAP Portugal, Fuel TV, SONAE, NOS, Unilever, Jerónimo Martins, Impresa e PT. A conferência será patrocinada pela Accenture Digital e terá o apoio da OutSystems e da Huawei, e ainda da HP e da NOS enquanto business partners da Cionet Portugal.