No evento apontou-se que o digital poder ser uma grande esperança para que pequenas empresas se lancem num mercado mais global, já existindo algumas organizações que começaram como empresas com modelos mais tradicionais e conseguiram transformar-se em grandes empresas graças ao digital, desde a banca a serviços do estado.
No painel de CMOs, dedicado à Execução Digital, foram abordados temas como canais digitais, experiências personalizadas e customer experience. Com o boom das redes sociais, passou a haver uma participação mais ativa dos consumidores, o que permitiu que marcas, produtos e serviços se colocassem no mercado como utilitários e experiências que os consumidores querem num determinado momento. Neste painel, estiveram organizações como a EDP, Fuel TV, Galp Energia, Millenium BCP, TAP e UNILEVER Jerónimo Martins.
A maior dificuldade revelada foi incutir nas pessoas de uma organização o conhecimento e a terminologia do digital no seu dia-a-dia, seja no relacionamento com parceiros como compreensão das especificidades do meio digital. Os media passam a ter cada vez mais importância na vida dos consumidores e fazem uso da capacidade tecnológica para fazer uma interação mais pessoal.
Na ótica da EDP, o digital é importante para conhecer os clientes, as suas necessidades, o mercado, e o que lhes é possível vender a seguir. Em termos de comunicação permite uma interação muito mais interativa, mais focada e dirigida. “Estamos interessados em conhecer o mercado, o cliente e fazer ofertas ajustadas”, afirma, em nota de imprensa, João Torneiro, da Galp Energia. As plataformas geridas hoje, terão, dentro de uns anos, uma valência completamente diferente, razão principal pela qual é necessária uma constante aprendiagem. Todo este movimento de transformação começa nos recursos humanos.
No painel de Alavancagem Digital, que teve os CIOs como oradores, foram abordadas questões de “Como pode a tecnologia permitir a competitividade do negócio digital” e “Conquistar, servir e manter os clientes no Mundo Digital”. Neste slot, o Digital Business contou com a presença da Impresa, NOS, PT, SONAE MC e TAP Air Portugal.
Foi realçado que as novas gerações veem a economia de forma diferente e compram de forma diferente, pelo que se torna crucial reinventar as organizações, conhecer o negócio como ele é hoje e estarem mais presentes em vários canais.
O papel do CEO e CIO é conhecer as mudanças, ter conhecimento exaustivo de tecnologias e adaptar e colocar essa transformação ao serviço do negócio. O que se espera de um CIO hoje em dia é que traga negócio para uma empresa. Foi lançada a ideia que nem todas as empresas que se lançam no digital vão ser bem-sucedidas, o risco de falhar é enorme, mas há que experimentar e errar, ter maturidade e agilidade para continuar.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…