Dell é distinguida pela Gartner pela sua oferta e estratégia empresarial

O alcance global garantido pela extensa rede de parceiros da Dell, o portefólio abrangente e completo em termos de servidores modulares e a forte estratégia de aquisições e parcerias foram mencionados como pontos fortes no relatório. A Gartner destacou ainda que a Dell está na “vanguarda dos servidores de TI orientados para a Web, através dos seus densos sistemas PowerEdge FX2 e de toda a experiência de mercado do seu grupo de Data Center Solutions (DCS).”

Distinguido pela sua inovação, alta densidade e eficiência energética, o Dell PowerEdge FX combina a densidade e eficiência dos servidores blade com a economia dos sistemas baseados em racks. Esta inovação permite aos clientes endereçarem as crescentes exigências que existem em termos de volumes de processamento, o que garante, segundo a empresa, um alto índice de fiabilidade, disponibilidade e serviço.

O Quadrante Mágico da Gartner para a área de Modular Servers surge numa altura em que a Dell celebra 20 anos de disponibilização de servidores PowerEdge no mercado. Com apenas três por cento de quota de mercado e um sétimo lugar na tabela referente à venda unitária de servidores em 1995, a Dell cresceu e ocupa hoje a segunda posição no mercado global de servidores x86, aumentando permanentemente a quota de mercado e a fatia de lucros, com a ajuda de inovações centradas no clientes, como é o caso das soluções PowerEdge FX que continuam a impulsionar a companhia.

As inovações da Dell em redes abertas que procuram responder aos novos requisitos de rede dos Data Centers conduziram à inclusão da companhia no grupo dos visionários, de acordo com o Quadrante Mágico da Gartner 2015 para a área de Data Center Networking.

No seu relatório, a analista de TI sublinhou que “a Dell tem-se revelado o fornecedor mais inovador e disruptivo do mercado, na área de redes de data centers, nos últimos 12 meses”. A Gartner acrescentou ainda que a iniciativa Open Networking da Dell, “teve um forte impacto no mercado das redes e obrigou os restantes fornecedores a considerarem e/ou responderem de forma semelhante, com ofertas competitivas”.

A área de Open Networking surge integrada na estratégia global de Networking da Dell. A multinacional está a suportar toda esta migração para uma rede mais moderna, fornecendo switches de rede especialmente criados para cada área da empresa e colocando à disposição um serviço de topo para garantir que os vários negócios conseguem endereçar as crescentes exigências ao nível da largura de banda e responder aos desafios associados à escalabilidade e gestão de redes.

A Dell Networking identificou desde logo a mudança que se fez sentir ao nível dos requisitos de volume de trabalho, das tecnologias de virtualização e das infraestruturas de cloud. Como resposta a estes desafios, a Dell colocou no mercado novas e inovadoras arquiteturas baseadas em elementos de switching de formato fixo que conseguem alterar significativamente os custos ao nível das estruturas e a capacidade das redes de centros de dados.

A Gartner atribuiu uma classificação positiva à Dell no seu Vendor Rating e destacou como importantes mais-valias os servidores, os serviços de segurança geridos e as iniciativas de venda direta da companhia. A Dell registou uma melhor classificação em três áreas, face ao relatório do ano passado: Networking, Channel Sales e Business Processing Outsourcing.

O relatório classificou como “Strong Positive” e “Positive” as várias ofertas do portefólio Enterprise Systems Group da Dell. Sublinhou ainda que, “à margem do compromisso que assumiu ao nível do empreendedorismo e das parcerias estratégicas, a Dell possui duas áreas de ação que visam promover a inovação tecnológica. A primeira é a Dell Research, centrada no desenvolvimento tecnológico. A segunda é a Dell Ventures, que avalia as startups identificando as melhores opções de investimento. Ambos os grupos são geridos por líderes experientes nas suas respetivas áreas.”

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago