NEC alarga o seu portefólio de soluções para a IoT

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de cinco novas soluções que irá lançar no mercado de forma faseada, para reforçar o seu negócio relacionado com a Internet of Things (IoT). Adicionalmente, a NEC irá aumentar o seu quadro de pessoal dedicado à construção de sistemas relacionados com a IoT, das atuais cerca de 100 para próximo de 500 pessoas até 2020.

A NEC continuará a desenvolver as mais avançadas tecnologias em áreas como o processamento de imagem, os sensores e a análise de dados, em conjunto com o desenvolvimento de novas soluções e parcerias. A empresa pretende tirar o máximo partido da utilização da IoT em diversas áreas relacionadas com as infraestruturas sociais, tais como a gestão do consumo de água, o controlo de trânsito, a gestão da segurança de comunidades e de infraestruturas chave e a gestão da energia, para além da utilização da IoT em ambientes corporativos por parte de fabricantes, distribuidores, empresas de transporte e outros.

As tecnologias de informação e comunicação têm tido um rápido crescimento à escala global e, como resultado, espera-se a produção, num futuro próximo, de um enorme volume de dados. A tecnologia IoT abre caminho à recolha de dados de uma grande variedade de bens que não estavam habitualmente sujeitos a qualquer tipo de controlo. À medida que forem sendo efetuadas análises destes dados digitais, será possível, a partir das mesmas, encontrar novas formas de gerar valor.

“Na emergente era da IoT, o valor acrescentado dos dados existentes no mundo digital será rapidamente incorporado na sociedade, na indústria e na vida reais. Isto dará origem a oportunidades para criar novo valor social, incentivar reformas da estrutura industrial e promover mudanças no processo de criação de conhecimento”, refere, em comunicado, Takaaki Shimizu, presidente executivo e CMO da NEC. “A NEC irá capitalizar sobre o seu vasto conjunto de referências no mercado e sobre as suas tecnologias líderes nas áreas das redes definidas por software (SDN), do Big Data, da cloud e da segurança, a fim de construir sistemas de IoT flexíveis e robustos”, acrescenta.

Para além da IoT Industrial da NEC para o setor fabril, a empresa vai trabalhar no sentido de ampliar a sua linha de soluções personalizáveis, com vista a endereçar uma ampla gama de indústrias e áreas de negócio.