Konica Minolta continua a sua aposta nos serviços de TI

De acordo com números recentes do instituto de pesquisa InfoSource, a Konica Minolta está em posição de defender a sua liderança nos mercados europeus de impressão A3 a cores para escritório e impressão de produção no ano fiscal de 2014.

Com 21,2 por cento de quota de mercado e mais de 141,000 sistemas multifuncionais a cores A3 (MFP) vendidos, bem como 33,8 por cento de quota de mercado e mais de 6,200 sistemas de impressão de produção vendidos, a empresa está em primeiro lugar do ranking europeu mais uma vez. O foco da empresa nas vendas de hardware está a diminuir, ao mesmo tempo que a aposta contínua nos serviços de TI está a desenvolver-se através de um esforço para ampliar o seu portefólio de Managed Services.

A visão da Konica Minolta está a ser transformada por diversos fatores, nomeadamente novos desafios que hoje se colocam às empresas – como o Big Data e a crescente quantidade de dados “soltos” -, as cada vez maiores exigências de eficiência operacional, a crescente mobilidade das forças de trabalho e o aumento de informação de segurança. Hoje, a empresa apresenta mais competências nestes campos, com um portefólio extenso e completo. Com o arranque dos Optimized Print Services (OPS) em 2010 e total enfoque na eficiência de infraestrutura de impressão e processos relacionados, a empresa avançou em 2014 com os Managed Content Services (MCS) para dar apoio à captura, distribuição e gestão de informação e conteúdos, numa realidade marcada pela crescente afluência de dados e informação.

“O objetivo é estabelecer a Konica Minolta como fornecedor de Managed Services no mercado B2B na Europa nos próximos anos, reforçando, em primeiro lugar, o seu perfil como fornecedor neste campo”, diz, em nota de imprensa, Ikuo Nakagawa, presidente Konica Minolta Business Solutions Europe. “Em vez de vender os nossos produtos, os nossos consultores e analistas de negócio chegam diretamente ao cliente, verificando os seus processos de negócio, para assim apresentar as soluções corretas”.

Além disso, a Konica Minolta vai ampliar o seu portefólio para Marketing Print Management (MPM), oferecendo aos clientes capacidade de impressão on-demand de material de marketing e de Managed Marketing Services (MMS). Esta oferta permitirá aos clientes externalizar as suas atividades de marketing e só foi possível com a aquisição da Charterhouse, UK em 2012.

“Oferecendo diferentes linhas de serviço – OPS, MCS, MPM e MMS – seremos bem sucedidos na mudança para fornecedor de serviços globais, orientados para a gestão de processos de negócio, tanto para escritório como para clientes de impressão de produção. Para atingir este objetivo, lançámos no início do ano fiscal 2014 o nosso plano de negócio a médio-prazo – intitulado ‘TRANSFORM 2016’ -, o que significa que estamos a atravessar um processo de transformação radical. Esta transformação deverá continuar nos próximos anos, com o término do programa no ano fiscal de 2016”, conclui Ikuo Nakagawa.