eSolidar pretende aumentar a sua notoriedade junto das comunidades

A eSolidar, plataforma online de angariação de fundos para instituições de solidariedade que disponibiliza leilões solidários entre outras ferramentas, acaba de entrar no Reino Unido, onde espera gerar um impacto superior a um milhão de euros para Instituições de solidariedade daquele país, até setembro de 2016.

Com a intenção de ganhar escala e renome internacional, a eSolidar conta, nesta operação, com o apoio de três parceiros locais, UK Trade & Investment, London & Partners e Impact Hub, a maior rede de incubadoras de impacto social do mundo e onde a eSolidar está sediada. A startup portuguesa pretende continuar a desenvolver acordos com parceiros-chave, com o objetivo de levantar uma nova ronda de investimento.

Para atacar o mercado britânico, a eSolidar está já a abordar instituições, celebridades e festivais. A empresa aponta ainda a dimensão do mercado e a capacidade de investimento como as principais diferenças entre Portugal e Reino Unido.

“O Reino Unido é um mercado onde estão as maiores charities da Europa e quase todas elas concentradas numa única cidade, Londres. A eSolidar, além da angariação de fundos, vai permitir às instituições de solidariedade locais diversificar o acesso a recursos, bem como contribuir para o aumento da sua notoriedade junto das comunidades.”, refere, em comunicado, Marco Barbosa, CEO da eSolidar.

Segundo o The World Giving Index, um relatório publicado anualmente pela Charities Aid Foundation, o Reino Unido é o 7º país mais solidário do mundo. Além disso, o comércio eletrónico é 50 vezes mais ativo do que em Portugal, sendo doados perto de cem mil milhões por ano para instituições de solidariedade, num negócio que envolve muitos filantropos e investidores de impacto social.

A eSolidar lançou-se em Portugal em maio de 2014 e conta já com 2,000 vendas e cerca de 80 mil euros angariados para instituições de solidariedade social nacionais. Atualmente são beneficiárias da plataforma portuguesa 450 instituições de solidariedade portuguesas, num universo de 35 mil utilizadores registados.