Sophos deixa dicas para uma Black Friday segura

Nesta época, em que as compras online são mais preponderantes do que nunca, a empresa de cibersegurança partilha ideias a considerar.

Ciente de que os perigos online estão sempre à espreita, a Sophos preparou algumas dicas simples para que possa aproveitar ao máximo a Black Friday que se avizinha, bem como as semanas de descontos que praticamente todos os comerciantes promovem neste momento – protegendo sempre a sua privacidade e garantindo a segurança.

Utilize um bloqueador de anúncios é uma das sugestões já que estes não apenas acompanham todos os seus movimentos e recolhem informações suficientes sobre os seus hábitos para fazer corar até o FBI, como também são uma das principais fontes de links maliciosos e conteúdos enganadores na Internet.

Recorrer à navegação privada ou ao modo de navegação anónima, por seu lado, ajuda a evitar que os seus hábitos e interesses de compras o sigam de website para website, bem assim como a capacidade de tornar o seu browser inteligente no que toca à privacidade.

Evite utilizar uma mesma conta em vários serviços já que ao iniciar sessão num website de e-commerce, é muitas vezes tentador utilizar o botão “Iniciar sessão com o Facebook” ou “Iniciar sessão com o Google”. Embora demore mais alguns minutos se criar um novo login, isso proporcionar-lhe-á mais privacidade, uma vez que não estará a partilhar todos os websites onde faz compras com estes gigantes da tecnologia.

Utilize o login de convidado quando disponível e não permita que guardem os dados do cartão. na verdade, muitos websites de e-commerce guardam por defeito os dados do seu cartão de crédito no seu perfil para sua “conveniência” (ou na esperança de que volte a comprar lá).

Utilize números de cartão temporários e prefira sempre o crédito ao débito, já que, embora todos precisemos de ter cuidado com os gastos excessivos durante as férias, é melhor deixar o cartão de débito em casa. Os cartões de crédito oferecem uma proteção significativamente maior contra fraudes online e, em caso de litígio, o consumidor está na posição de poder. 

Finalmente, tenha cuidado com as mensagens diretas nas redes sociais/aplicações de chat, sendo mais seguro fazer compras em websites estabelecidos ou naqueles que lhe forem recomendados pessoalmente por amigos e familiares. Muitas mensagens não solicitadas têm como intuito a recolha ou o roubo de dados.