Compras online motivam 21 mil queixas dos consumidores

Trata-se de uma média de 73 queixas por dia e um aumento de 56,9%, em relação a 2022.

Desde o início do ano, foram registadas pelos consumidores mais 21 mil reclamações relacionadas com compras online, uma média de 73 queixas por dia e um aumento de 56,9%, em relação a 2022

Os dados são divulgados pelo Portal da Queixa por ocasião do Dia de Compras na Net, que se assinala amanhã.

Entre os dias 1 de janeiro e 15 de outubro deste ano, os consumidores portugueses apresentaram 21.015 queixas relacionadas com compras online.

De acordo com a análise, entre janeiro e outubro, as cinco categorias com o maior número de reclamações relacionadas com compras online são: ‘Informática, Tecnologia e Som’, a acolher 27% das queixas geradas; segue-se ‘Comércio de Moda e Joalharia’ a somar 19,7%; depois ‘Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (12,6%). Já ‘Correio, Transportes e Logística’ recolhe 12,1% das reclamações e ‘Hotéis, Viagens e Turismo’, absorve 7,4% das queixas.

Segundo apurou o estudo, os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores referem: entrega atrasada ou não realizada (34,49%). São queixas referentes a compras online que atrasaram ou que não chegaram.

Em segundo, é apontado o reembolso não recebido (20,29%), são casos relacionados com a devolução de valores, cobranças indevidas ou mesmo cancelamento de compras.

Os dados revelam que o motivo burla/fraude foi denunciado em 18.53% das queixas recebidas. O produto com defeito motivou 9,67% das ocorrências. Já o Apoio ao Cliente –  dificuldade em entrar em contacto com a marca para resolver problemas sobre a compra online – está na origem de 5,97% das reclamações e problemas com a devolução do produto pesam 5,44% no total de queixas recebido desde o início do ano.