ICT 2015 discute novas políticas e iniciativas de I&D

A Cisco estará presente no ICT 2015, numa sessão onde as jovens mulheres serão encorajadas a seguir estudos e carreiras nos setores digitais. Juntamente com o Digital Leadership Institute, a Cisco terá uma sessão de aconselhamento, onde as jovens mulheres terão a oportunidade de conhecer outros exemplos femininos nas ICT.

O ICT 2015 ocorre em Lisboa, até quinta-feira, dia 22 de outubro, e está a ser organizado em homenagem ao 200º aniversário de Ada Lovelace, a primeira programadora – mulher e europeia – do mundo. O evento contará com conversas inspiradoras e speed mentorship entre raparigas e mulheres, incluindo exemplos da Cisco.

O comissário europeu da investigação, ciência e inovação, Carlos Moedas, forte defensor da participação das mulheres na investigação e inovação, também estará presente. Este ano, Carlos Moedas supervisionou o lançamento de um prémio de cem mil euros que visa reconhecer mulheres empreendedoras que trouxeram ideias inovadoras para o mercado.

“Vencer o prémio Ada permitiu-me entrar em contacto e aprender com várias pessoas interessantes, que dão o seu apoio para aumentar o número de mulheres a trabalhar nas ICT. Gostaria de inspirar as jovens mulheres que têm de decidir que curso seguir e aconselhá-las a enfrentar a vida com uma mente aberta e perguntando sempre ‘porquê’ e ‘porque não’.”, diz, em comunicado, Esther Roure Vila, engenheira da Cisco e vencedora do prémio 2014 European Digital Woman of the Year.

“O diálogo entre gerações e partilha de conhecimento são componentes chave para aumentar o número de raparigas que consideram seguir cursos e carreiras no setor das ICT. Estamos honrados por ter um grupo de elite de líderes na área de tecnologia e por podermos homenagear Ada Lovelace, uma verdadeira pioneira e um exemplo inigualável para as jovens mulheres.”, acrescenta, no mesmo documento, Cheryl Miller, membro do conselho do Digital Leadership Institute.