Novo programa da Microsoft e da EDP pretende dinamizar o setor elétrico

O desenvolvimento de novas ofertas tanto para o consumidor final como para as empresas é uma das prioridades do acordo entre as duas companhias. Outra área de aposta são as startups do setor energético, de modo a encorajar o desenvolvimento de produtos e serviços em áreas estratégicas. Por fim, pretende-se também reforçar o processo de transformação nas formas de trabalhar e colaborar no grupo EDP, dinamizando os cenários de mobilidade para a sua força de trabalho, ao mesmo tempo que simplifica todos os processos de negócio e se identificam cenários onde o cloud computing mais contribui para o sucesso do negócio e eficácia da operação.

Este Programa de Inovação deverá usar as ferramentas de cloud computing da Microsoft para em conjunto se desenvolverem provas de conceito que a EDP deverá utilizar para desenhar, testar e construir soluções novas e diferenciadoras, e relevantes para o mercado. A Microsoft Portugal compromete-se também a partilhar em primeira mão com a EDP todas as novidades sobre os seus produtos e eventos que possam ter impacto no setor da energia, bem como a dar visibilidade aos projetos mais relevantes que daqui resultarem junto dos seus clientes e parceiros.

Resultado de um investimento conjunto e equivalente das duas companhias, este Programa de Inovação deverá ficar sedeado nas instalações da EDP.

João Couto, diretor-geral da Microsoft Portugal, afirma, em comunicado, que “este é mais um importante passo para promover a inovação tecnológica do país e de um setor de extrema importância como o da energia. Estou certo que esta parceria trará um impacto muito positivo para o setor e, consequentemente, para a economia nacional, criando novas oportunidades de colaboração à escala global, permitindo processos e modelos de negócio mais eficientes e o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, que seja também geradoras de mais investimento para o país”.

“Num contexto em que o negócio da energia está em profunda transformação, a nível global, com as novas tecnologias a alterarem de forma radical as fronteiras do negócio, é essencial que as empresas se mantenham na linha da frente da discussão e da investigação. Fomentar um espírito de inovação contínua em todos os processos e trabalhar em colaboração com os nossos stakeholders é fundamental. Este setor, muito tempo focado na gestão de ativos, é hoje também um gestor de relações, em particular com os clientes. Queremos ser um exemplo para a sociedade portuguesa: com investimento, com criação de emprego e com criação de novas oportunidades para o desenvolvimento dos vários setores do nosso país. Esta parceria que hoje anunciamos é mais um importante passo nesse sentido”, refere, no mesmo documento, António Mexia, presidente executivo da EDP.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

22 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

2 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

4 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

7 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago