Categories: Mobilidade

Estudo da Ericsson revela quais as tendências de consumo em Portugal

Os conteúdos on-demand estão a crescer exponencialmente. Mais de 50 por cento dos consumidores portugueses assistem a conteúdos on-demand de forma diária e regular. Os serviços video-on-demand estão a ser bem-sucedidos no que respeita à resposta às necessidades dos consumidores, permitindo assim que estes mudem os seus hábitos de consumo de vídeo. Os consumidores visualizam cada vez mais categorias de conteúdos emergentes e conteúdos criados pelos utilizadores (user-generated content – UGC), afirmando-se como nichos. Ao mesmo tempo, os portugueses gastam já mais de quatro horas por semana em streaming de conteúdo de mais longa duração, sendo que as séries de TV representam cerca de metade da visualização.

A geração “Millennium” utiliza cada vez mais os dispositivos móveis, como smartphones, tablets e portáteis como ecrãs de eleição. Entre os adolescentes, mais de 60 por cento das suas visualizações acontecem num ecrã móvel.

A qualidade prevalece como a principal característica para os principais consumidores portugueses. Um em cada quatro consumidores indicam que estão dispostos a pagar por qualidade Ultra HD e 4K.

Comparativamente aos serviços de TV tradicionais, lineares, a satisfação dos portugueses com os serviços de TV/vídeo-on-demand é muito elevada. Isto verifica-se especialmente quando se trata de conteúdo relevante, flexibilidade e preço. Apenas a qualidade é percebida como mais satisfatória para os serviços tradicionais, mas apenas de forma marginal. Estas são áreas agora cruciais para a criação de uma oferta reveladora e inovadora de TV e vídeo.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago