Categories: Projetos

ISQ participa no projeto de investigação europeu ASHLEY

O projeto trata-se de investigação europeu de grande dimensão e importância para o mercado aeronáutico, sendo financiado pelo Programa Quadro Europeu de Financiamento FP7, num orçamento que ronda os 39,8 milhões de euros e liderado pela Thales Avionics. O consórcio do projeto é constituído por 36 parceiros internacionais de 13 países diferentes, onde se destacam os principais players da aeronáutica nomeadamente a Airbus, Dassault e a Saab. A participação portuguesa conta ainda com a empresa GMV.

O projeto ASHLEY visa a consolidação do conceito de arquitectura IMA2G (Integrated Modular Avionics) através da integração dos resultados de um projeto anterior – SCARLETT (SCAlable & ReconfigurabLe elEtronics PlaTforms and Tools) e de vários outros projetos nacionais associados à temática. As inovações serão suportadas por processos, métodos e ferramentas desenvolvidas de modo a permitir uma implementação eficaz nos sistemas de aviónica nos futuros programas para as aeronaves numa abordagem IMA2G (Segunda Geração IMA – Integrated Modular Avionics). Embora o IMA1G esteja já a bordo de aeronaves como o A380, pretende-se que a plataforma IMA2G possa cobrir a maioria dos sistemas aviónicos e aeronaves. O ASHLEY será um recurso valioso na percussão e implementação do IMA2G para as aeronaves do futuro. Esta nova arquitetura e conceitos associados irão permitir a redução de unidades de processamento a bordo das aeronaves, integração de funções com uma maior eficiência e flexibilidade na manutenção dos sistemas de aviónica e redução de custos de operação e de manutenção.

O ISQ organizou ainda no âmbito das atividades do projeto, no dia 5 de novembro uma sessão de partilha de conhecimento técnico-científico, designada de “Academic Workshop” entre os parceiros do ASHLEY da academia e universidades portuguesas, com histórico na área da aviónica (Faculdade de Lisboa, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e do Porto). Foram apresentados, pelos parceiros académicos do consórcio e pelas universidades portuguesas, tópicos de elevado interesse para o projeto, permitindo uma mais-valia na troca de informação e conhecimento da temática do IMA2G. A audiência contou, entre outras referências, com alunos dos últimos anos da licenciatura de Engenharia Aeronáutica, promovendo a adesão futura de estudantes de engenharia a esta vertente da Aeronáutica.

Durante os três dias do encontro foi realizada uma sessão de divulgação de posters, visualização de vídeos técnicos e de um e-booklet dos produtos e ferramentas desenvolvidas no projeto, proporcionando aos parceiros e comunidade científica nacional a troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido, bem como os resultados atingidos até ao momento.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Kyndryl junta-se à NVIDIA na IA generativa

O objetivo é acelerar o desenvolvimento, a implementação e a utilização de insights e resultados…

5 horas ago

Angel Mateos Aguado assume a liderança da Warpcom

O responsável foi designado para liderar as operações do Grupo Evolutio no mercado português, com…

1 dia ago

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

4 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

5 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

6 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

7 dias ago