Panasonic inclui tecnologia “Post Focus” nas suas câmaras

A Panasonic apresenta uma nova ferramenta para os fotógrafos de câmaras digitais Lumix, que lhes permitirá efetuar o disparo e decidir mais tarde qual o ponto de focagem de uma forma muito fácil e com um só toque. Trata-se da nova função “Post Focus”, desenvolvida como uma evolução da tecnologia de fotografia 4K convencional, não apenas para evitar fotografias desfocadas, como também para oferecer uma liberdade criativa na captura de imagens. Este novo sistema permite selecionar o ponto de focagem da fotografia a partir de onde o utilizador quiser depois de tirar a imagem, já que o fotógrafo pode selecionar uma série de imagens 4K que tenham sido tiradas automaticamente com diferentes planos de focagem.

Esta nova funcionalidade já está disponível para os modelos Lumix GX8, G7 e FZ300 mediante uma atualização gratuita de firmware.

O desenvolvimento do firmware Post Focus foi possível graças a uma combinação da alta velocidade e grande precisão da tecnologia de Auto Foco da Panasonic DFD e a tecnologia 4K da Panasonic por parte do processador Venus Engine. Desta forma, são disparadas imagens em sequência com resolução 4K a 30 fps, enquanto são detetadas até 49 áreas de foco e diferentes profundidades de campo.

De acordo com a Panasonic, o funcionamento do Post Focus é muito fácil e intuitivo: o fotógrafo revê as imagens que tirou e toca simplesmente na zona que quer definir como focada sendo gerada uma fotografia que tem como ponto focal a zona selecionada.

Esta função pode ser realizada com fins criativos em diferentes tipos de fotografia, seja em retrato, paisagem, ou especialmente em macro, onde se requer um controlo otimizado.

Para um maior controlo do foco, podem-se utilizar o focus peaking e zoom ampliado de 5 vezes assim como outras opções de ajuste. Desta forma, é possível dispor de diferentes aspetos da mesma imagem, alterando apenas a sua focagem, o que permite destacar um ou outro plano da fotografia. O fotógrafo pode selecionar o melhor enquadramento sem ter que se preocupar com a focagem da fotografia.

A atualização do firmware Post Focus para a Lumix GX8, G7 e FZ300, que são as três câmaras compatíveis com esta tecnologia estará disponível a partir de 25 de novembro em http://panasonic.net/avc/lumix/.