As 5 aplicações que os consumidores mais desejam

O Observador Cetelem procurou saber quais as aplicações que os consumidores europeus mais utilizam ou pensam utilizar quando estão na loja. A maioria quer comparar preços de produtos com os de outras lojas (73%).

Mais de metade também está entusiasmada com a possibilidade de digitalizar códigos de barras/códigos QR dos produtos para aceder a informações (60%), sendo que o pagamento através do smartphone sem passar pela caixa interessa a 53%. Estes dados integram o Barómetro Europeu 2014 que este ano faz uma análise à integração da Internet nas lojas físicas.

A infinidade de comparadores de preços disponíveis na Internet oferece ao consumidor um painel de sites e de lojas onde pode encontrar um produto de acordo com o seu custo. Estes tornaram-se uma passagem obrigatória dos consumidores europeus interligados em rede: 41% passam por comparadores de preços antes de fazer uma compra; 32% dos consumidores declaram não utilizar comparadores de preços, apesar de reconhecerem a sua utilidade.

O estudo indica ainda que as aplicações que fornecem informações sobre produtos são essenciais aos olhos dos consumidores, permitindo-lhes encontrar na loja a riqueza de informações a que estão habituados ao consultar na Internet. Deste modo, 15% dos europeus dos 12 países estudados pelo Observador Cetelem já digitalizam com o seu smartphone os códigos QR dos produtos e 37% dos europeus que ainda não o fazem consideram esta aplicação do smartphone muito útil.

Menos citadas, mas também do agrado de muitos consumidores é a possibilidade de receber opiniões das redes sociais sobre os artigos que lhe interessam (49%), bem como o deixar fotografar-se com os modelos e pedir opinião dos amigos em tempo real (44%).

“As aplicações digitais mais votadas são, antes de mais, uma resposta às necessidades básicas e práticas, tanto em termos de informação de preços e de produto, como em termos de conforto e ganho de tempo proporcionados ao consumidor no seu percurso de compra”, afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

7 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

2 semanas ago