Google esmagada sob vitória da Oracle

A Oracle conseguiu, por fim, sair vitoriosa da sua contenda com a Google, relativamente a uma alegada infração de direitos de autor pela tecnológica liderada pelo CEO Larry Page. O fim da batalha de quatro anos foi decretado pelo Tribunal de Recursos norte-americano.

Na passada sexta-feira, a empresa californiana Oracle foi declarada vencedora depois de quatro anos a combater a Google e a acusá-la de ter violado os direitos de patenteação sobre os interfaces de programação de aplicações (APIs) Java, procurando arrecadar mais de mil milhões de dólares em compensação.

Segundo consta, a Google recorreu à tecnologia registada pela rival para conceber o seu sistema operativo Android, o mais utilizado no mundo. A esta acusação a empresa respondeu que agiu de acordo com a cláusula de “uso justo”, que se constitui como uma exceção às leis de propriedade intelectual, à qual os programadores recorrem para que possa ser desenvolvido software compatível com várias plataformas.

“Estamos desiludidos com este decreto, que estabelece um precedente prejudicial para a ciência computacional e para o desenvolvimento de software”, afirmou a Google.

Por seu lado, e sem qualquer surpresa, a Oracle disse estar radiante com a decisão legal, a qual declarou ter sido um grande passo para toda a indústria de programação que usufrui da proteção das leis de patenteação.

O caso foi escrupulosamente acompanhado por Silicon Valley, visto que o que estava em causa era a forma através da qual as empresas tecnológicas salvaguardam os seus mais preciosos bens, as suas propriedades intelectuais.

Anteriormente, um juiz federal havia declarado que a Oracle não podia patentear partes da sua programação Java. Contudo, essa decisão foi revertida quando um painel de três magistrados do Tribunal de Recursos do Circuito Federal decidiu a favor da Oracle.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago