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5G abre caminho para o metaverso

À medida que o 5G alarga o seu espaço no mercado, o último trabalho de campo desenvolvido pela Ericsson “sublinha o compromisso crescente dos consumidores com esta tecnologia e as suas expetativas em casos de uso da próxima geração”.

O relatório 5G: The Next Wave,preparado pela Ericsson ConsumerLab, aborda o impacto que o 5G teve nos primeiros consumidores, além de avaliar a intenção dos não-assinantes em adotar a tecnologia, bem como as suas expectativas.

O documento prevê que pelo menos 30% dos utilizadores de smartphones “pretendam efetuar uma assinatura de 5G no próximo ano”.

Através da análise aos dados da Ericsson, correspondentes aos lançamentos do 5G desde 2019, juntamente com os resultados deste inquérito aos consumidores, foi possível identificar seis tendências-chave com impacto na próxima geração de utilizadores 5G.

Este abrange as mudanças comportamentais desencadeadas pela integração de serviços digitais em planos 5G pelos prestadores de serviços de comunicações – particularmente, o aumento da utilização de aplicações melhoradas de vídeo e de Realidade Aumentada (AR).

O relatório aborda também a velocidade da adoção de 5G em geral, verifica se as exigências dos consumidores estão a ser satisfeitas, bem como as mudanças relacionadas com 5G no comportamento dos smartphones – e o seu impacto no tráfego de rede.

Jasmeet Singh Sethi, Head da Ericsson ConsumerLab, afirma que “a escala da pesquisa nos dá uma visão autêntica das opiniões e atitudes dos consumidores em relação ao 5G. O relatório mostra que a próxima geração de potenciais utilizadores 5G tem expetativas diferentes da tecnologia, em comparação com os primeiros utilizadores”.

O mesmo responsável disse ainda que, globalmente, “os consumidores veem o envolvimento com 5G como uma parte essencial dos seus estilos de vida futuros”. E acrescenta: “É interessante notar que o 5G está a emergir como facilitador para os primeiros utilizadores abraçarem serviços relacionados com o metaverso, tais como socializar, jogar e comprar itens digitais em plataformas de jogos virtuais e interativas 3D”.

O relatório prevê que os consumidores 5G com experiência na utilização da funcionalidade de realidade alargada (XR) serão provavelmente os primeiros a abraçar futuros dispositivos, “uma vez que têm uma perceção mais positiva quanto ao potencial dos óculos de realidade mista”.

Metade dos utilizadores 5G que já utilizam semanalmente serviços relacionados com XR consideram que “as aplicações AR passarão dos smartphones para os auscultadores XR nos próximos dois anos, em comparação com um terço dos consumidores 4G”.

Bit Magazine

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