Kodak anuncia a sua criptomoeda e ações disparam

O blockchain e as criptomoedas estão cada vez mais na ordem do dia. Várias criptomoedas, onde se destaca a Bitcoin, viram o seu valor aumentar exponencialmente nos últimos meses. Várias empresas têm investido também na tecnologia e, por norma, a bolsa responde positivamente.

A Kodak foi a mais recente empresa a entrar no barco e anunciou a KodakCoin, uma criptomoeda para fotógrafos. Assim que foi anunciado, as ações da Kodak dispararam e o valor das mesmas fecharam 117,60% acima do valor com a qual abriu.

Sobre a criptomoeda em si, a KodakCoin vai funcionar dentro da plataforma de gestão KodakOne. A plataforma vai criar o ledger digital para direitos de autor onde os fotógrafos podem registar e licenciar os seus trabalhos, tanto novos como antigos. De acordo com a empresa, tanto a plataforma como a criptomoeda têm como objetivo “capacitar fotógrafos e agências para ter um maior controlo na gestão de direitos de imagem”.

A KodakCoin vai ter uma oferta inicial (Initial Coin Offering, em inglês) no próximo dia 31 de janeiro e vai seguir as regras da SEC, a comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.