IBM z16 apresenta sistema de IA com segurança quântica

O sistema integra o processador IBM Telum para que os clientes possam incorporar a inferência da IA em cada interação em tempo real.

A IBM deu a conhecer o seu IBM z16, o sistema de nova geração da marca com avanços “pioneiros no setor, como um acelerador de Inteligência Artificial integrado num chip, que oferece inferência otimizada para a latência”.

Esta inovação está projetada para permitir aos clientes analisar transações em tempo real para cargas de trabalho de missão crítica, como cartões de crédito, transações financeiras e de cuidados de saúde.

O IBM z16 também foi especificamente desenhado para ajudar a proteger contra ameaças futuras que possam ser utilizadas para quebrar as atuais tecnologias de encriptação.

“Agora, com as inovações que incorporámos no IBM z16, os nossos clientes podem acelerar a tomada de decisão com a inferência exatamente no local onde residem os seus dados críticos”, disse Ric Lewis, SVP, IBM Systems.

“Como resultado, podem criar-se enormes oportunidades para mudar as regras do jogo nas suas respetivas indústrias, disponibilizando melhores experiências aos seus clientes e obtendo resultados de negócio mais significativos”, acrescentou ainda.

O IBM z16 combina a inferência de IA, através do seu Processador IBM Telum, com o processamento de transações de elevado volume “altamente seguro e fiável pelo qual a IBM é reconhecida”.

O IBM z16 pode processar 300 mil milhões de operações de inferência por dia “com apenas um milésimo de segundo de latência”, conforme explica a própria IBM.