Start Campus recebe primeiros clientes no centro de dados de Sines

Quando estiver totalmente concluído o primeiro edifício terá 15 MW de um campus total de 495 MW a construir até 2028.

A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento do centro de dados em hiperescala SINES 4.0, vai recebe os primeiros clientes da primeira fase do projeto.

Os primeiros clientes iniciam, assim, a sua atividade no SINES 4.0 numa fase inicial de configuração do primeiro edifício que, quando estiver concluído, terá uma capacidade total de 15 MW, os primeiros de um total de 495 MW.

Assim, a Start Campus irá receber os seus parceiros de conectividade – a EXA Infrastructure, a DE-CIX e a COLT, três fornecedores de internet connection exchange, entre outros nomes.

Para Afonso Salema, CEO da Start Campus, “este momento representa um marco muito importante da Start Campus e do projeto SINES 4.0. Estamos a desenvolver um ecossistema dinâmico impulsionado pela tecnologia que colocará Portugal no centro do mercado internacional de dados que está em grande e acelerado desenvolvimento”.

“Na Start Campus, acreditamos em alargar os limites do que é possível no ecossistema dos centros de dados, pelo que estamos particularmente contentes com a entrada dos primeiros clientes que se alinham com a nossa visão de tornar a tecnologia e os dados 100% sustentáveis, reduzindo de forma decisiva a pegada carbónica desta indústria”, garante ainda Afonso Salema.

O primeiro edifício, que estará totalmente operacional até março de 2024, dá início à visão da Start Campus de desenvolvimento de “um dos maiores campus de centros de dados da Europa”.

Esta infraestrutura de última geração fornecerá energia 100% verde aos servidores. Quando estiver concluído o projeto fornecerá até 495 MW de capacidade em seis edifícios.

A Start Campus é responsável pelo desenvolvimento do projeto SINES, um campus Hyperscaler Data Centre com capacidade de 495MW, num investimento de até 3,5 mil milhões de euros.

Está prevista a criação de até 1.200 empregos diretos altamente qualificados e 8.000 empregos indiretos até 2028, contribuindo significativamente para a economia e a comunidade local.

O projeto SINES 4.0 é um dos maiores ecossistemas de centros de dados em hiperescala da Europa, atuando como uma porta de entrada entre a Europa, África e as Américas.

Alimentado por energia renovável e acessível, a Start Campus oferece um campus 100% sustentável, alimentado por instalações de energia renovável 24/7, resultando num baixo custo total de operações para os seus clientes.

Na extremidade sudoeste da Europa, o projeto da Start Campus é um local único para cabos submarinos, com vários fornecedores a planearem instalar os seus sistemas neste local, incluindo a EllaLink, que liga a Europa, a América do Sul e a África. A localização do projeto SINES 4.0 permite que Portugal atue como um centro de conetividade para a Europa, fornecendo acesso através da ligação de cabos transatlânticos e rotas de rede terrestre.