Turismo de Portugal tem nova intranet corporativa

Trata-se de uma plataforma digital, centrada no utilizador, responsive, multi-device e intuitiva, que permite a interoperabilidade com diversos serviços.

A Rumos Consulting foi a entidade escolhida para desenvolver a nova intranet corporativa do Turismo de Portugal com base em Microsoft 365 (através da utilização do SharePoint Online, Teams e a Power Platform) e Microsoft Azure.

É uma plataforma digital, centrada no utilizador, responsive, multi-device e intuitiva, que permite a interoperabilidade com diversos serviços e aplicações do universo Microsoft.

Durante seis meses, a Rumos Consulting desenvolveu esta ferramenta para apoiar o Turismo de Portugal na transformação digital da sua comunicação organizacional.

A nova intranet corporativa tem-se revelado “uma plataforma estratégica de trabalho, ao melhorar o nível de produtividade, impulsionar a inovação e criatividade, ao mesmo tempo que reforça a comunicação interna e a colaboração, fortalecendo a identidade e a cultura corporativa”.

Além disto, esta é uma aplicação adaptada às dinâmicas atuais e permite um acesso livre e independente da VPN, a partir de qualquer dispositivo ou localização, trazendo agilidade ao cenário de trabalho remoto.

A Intranet disponibiliza, ainda plataformas e ferramentas utilizadas no dia-a-dia dos colaboradores, bem como a documentação diversa onde se incluem modelos e formulários, para além de uma área de acessos rápidos.

Destaque para a funcionalidade de pesquisa, implementada com base no Microsoft Search que permite pesquisar toda a tipologia de documentos, pessoas e demais conteúdos.

David da Silva Rosa, manager da área de Modern Workplace & Apps da Rumos Consulting, destaca que “o desafio proposto pelo Turismo de Portugal para apoiá-los na sua transformação digital e de comunicação traduziu-se num projeto muito aliciante para a nossa equipa. Esta Intranet caracteriza-se pela implementação de soluções inovadoras, capazes de dar resposta a uma organização descentralizada, que está presente não só em Portugal, como também no estrangeiro”.

Para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, “a nova Intranet Colaborativa do Turismo de Portugal, em especial numa fase em que o trabalho remoto é uma realidade, veio fazer toda a diferença no quotidiano do instituto, assumindo-se com uma verdadeira plataforma digital de trabalho e de partilha”.