Acer é a mais recente entrada na realidade virtual

A iniciativa acontece numa altura em que a Acer aprovou os resultados dos primeiros três meses do ano, números pouco interessantes para os investidores – uma quebra de 73% nos lucros e um recuo impressionante das receitas globais, para mínimos de dez anos, devido ao abrandamento da procura no mercado de computadores. Ainda assim, manteve-se lucrativa, apesar do rombo de 26 milhões de euros devido às flutuações cambiais.

Mas o abrandamento no mercado de PC é uma tendência que não se vai inverter, a maturidade no mercado de smartphones explica a estagnação dos número, e talvez por isso mesmo a Acer esteja a olhar para o futuro. No comunicado, publicado no fim de semana, a marca asiática e a Starbreeze referem que vão colaborar no desenho, fabrico, promoção e vendas do aparelho, StarVR.

“A Acer é um excelente parceiro de hardware, proeminente e com experiência, que nos vai acelerar na realização e produção de óculos de realidade virtual de alta definição e alta fidelidade”, refere Bo Andersson Klint, CEO da Starbreeze. Esta é uma startup que produz experiências imersivas de realidade virtual.

Pelo lado da Acer, o presidente e CEO Jason Chen referiu que a empresa vai devotar recursos de Investigação e Desenvolvimento para vários áreas do ecossistema de realidade virtual. A ideia é criar uma “experiência coerente e de elevada qualidade.”

A origem do projeto StarVR está na experiência lançada pela Starbreeze em junho do ano passado, durante a feira de videojogos de Los Angeles E3, após a aquisição da empresa francesa Infinite Eye. Após o lançamento, a experiência de realidade virtual foi levada para a estrada. Também esta semana, a Starbreeze estreou no festival de Cannes a sua primeira experiência cinemática em RV, “Cockatoo Spritz”, realizada por Stephane Barbato.

Ainda assim, as duas empresas sublinharam no comunicado que um acordo definitivo ainda tem de ser assinado, formalizando a joint-venture que terá de ser aprovada pelos conselhos de administração.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

10 horas ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

19 horas ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

1 dia ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

2 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

7 dias ago