Categories: Negócios

Adobe anuncia planos para compra da Fotolia e ações disparam

As ações da Adobe Systems subiram mais de dez por cento e atingiram valores recorde depois de ter anunciado que pretende adquirir o banco de imagens Fotolia por 800 milhões de dólares. Este aumento exponencial foi também alimentado pelo aumento de subscritores trimestrais da sua plataforma Creative Cloud.

A criadora do Photoshop, que viu o seu valor de mercado subir até aos 76,70 dólares por ação na passada sexta-feira, afirmou que intenta conjugar o Fotolia, que fornece conteúdos multimédia isentos de direitos de autor, com o seu software-as-a-service Creative Cloud, que disponibiliza ferramentas para o desenvolvimento de aplicações. Não obstante, a Fotolia permanecerá um serviço independente.

O diretor financeiro da Adobe, Mark Garrett, afirmou que a empresa é severa e negativamente impactada pela pirataria de software – cerca de um terço das suas receitas são perdidas para estas práticas ilegítimas – e que está a considerar implementar um mecanismo que permite o acesso a determinadas funcionalidades do Photoshop somente mediante o login na sua cloud.

A Adobe disse que conseguiu conquistar 644 mil novos subscritores da Creative Suite 6 apenas no quarto trimestre, terminado no passado dia 28 de novembro. Este aumento pode também ter sido fruto da crescente aposta que a criadora de software tem feito ao nível da disponibilização de subscrições digitais, estratégia que visa a estabilização da fonte de receitas.

O plano de subscrições da Creative Suite 6 permite que os utilizadores acedam às mais recentes versões dos seus programas mediante um pagamento mensal.

A fabricante de software californiana avançou que espera receitas entre os 1,05 mil milhões e os 1,10 mil milhões de dólares para o primeiro trimestre, que terminará no próximo dia 28 de fevereiro.

Por outro lado, os lucros líquidos da Adobe para o quarto trimestre foram de 73,3 milhões de dólares (14 cêntimos por ação), comparativamente aos 65,3 milhões de dólares (13 cêntimos por ação) embolsados no ano anterior.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago