Categories: InovaçãoWearable

Airbus lança tecnologia de realidade virtual 3D Power-wall

A 3D Power-wall é uma produção do Airbus Innovation Centre, e mistura ferramentas de design e visualização com 3D e realidade virtual. A construtora aeronáutica apresentou o conceito por detrás da tecnologia num vídeo, onde refere que foi buscar as “melhores ideias” dos videojogos, do cinema e dos seus engenheiros de software para “transformar a criação do design das cabines interiores.”

Michael Lau, gestor do programa de Design de Cabine da Airbus, explica que o processo costumava ser muito mais lento, com desenhos 2D e muitos catálogos. Agora, com ambientes virtuais, é quase instantâneo.

“Significa que o cliente consegue ver o que vai receber logo no início do processo, algo que é novo dentro da indústria”, afirma o responsável. É algo inovador para as companhias aéreas e para os fabricantes que vão fornecer os elementos da cabine, poderem ver e decidirem no momento como é que será o interior do A350 XWB, desde a iluminação à carpete. Ou seja, o tempo que demora a escolher o design e a vê-lo instalado é reduzido, o que tem efeitos também nos custos.

“É único na nossa forma de trabalhar, para suportar a definição e ajudar os clientes a definirem as suas próprias cabines”, acrescenta Michael Lau, ressalvando que a Airbus levou o conceito um passo à frente. Os óculos com pequenas bolas nos lados, como se vê na imagem, permitem ao cliente “mergulhar” na cabine virtual.

“Já vimos 3D antes e agora estamos lá dentro: é o 3D imersivo“, explica Michael Lau. O sistema reconhece a posição da pessoa que usa os óculos especiais e reage conforme as suas ações. Por exemplo, é possível perceber quão prático será o corredor para circular com o carro de bebidas.

No futuro, a Airbus pretende adicionar sensores táteis, para que o cliente possa testar o conforto dos assentos que escolher para a sua cabine personalizada.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

7 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

2 semanas ago