Categories: Negócios

Alibaba lança rival do Netflix no próximo trimestre

A Alibaba vai lançar o seu próprio serviço de streaming de vídeo na China dentro de dois meses. Com esta manobra, a gigante tecnológica quer conquistar a liderança do setor antes que o rival Netflix consiga plantar o seu estandarte no maior mercado mobile do mundo.

 

O diretor do braço de entretenimento digital da Alibaba, Patrick Liu, revelou que o serviço chamar-se-á Tmall Box Office, ou simplesmente TBO, e que oferecerá conteúdos produzidos na China, bem como fora das fronteiras do país. Alguns conteúdos, segundo consta, serão também desenvolvidos pelo próprio TBO, que atuará como uma espécie de estúdio cinematográfico.

O Netflix, que conta com programas e filmes originais produzidos in-house no seu portfólio de conteúdos, está a negociar com empresas chinesas para poder estender as suas operações À segunda maior economia mundial e ao maior mercado de smartphones. Em maio, a B!T noticiou que um dos possíveis aliados do Netflix na China seria a Wasu Media, uma fornecedora chinesa de serviços televisivos que conta com o fundador da Alibaba, Jack Ma, como acionista.

Parece, então, que para além de defrontar concorrentes locais, como o iQiyi e a Youku Tudou, o TBO terá também de esgrimir com rivais estrangeiros, designadamente com o Netflix. Citado pela Reuters, Liu afirma que a Alibaba quer ser uma HBO chinesa, e pretende que o TBO adquira na China uma posição de destaque semelhante à que o Netflix tem nos Estados Unidos.

O responsável disse ainda que 90 por cento dos conteúdos do TBO serão pagos, através de um plano de subscrição mensal ou de um modelo de pagamento por programa.

Com o surgimento do serviço da Alibaba, o Netflix poderá ver dificultada a sua viagem até à China, tendo em consideração que o país tende a priorizar as empresas locais em detrimento das forasteiras, principalmente as originárias dos Estados Unidos.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago