Alphabet bate expectativas e ultrapassa Apple como empresa mais valiosa do mercado

Nos três últimos meses de 2015, a Alphabet registou um aumento de 18% no volume de negócios, atingindo os 20 mil milhões de euros. Os lucros não tiveram um aumento tão expressivo mas cresceram de 4,2 para 4,5 mil milhões de euros no período.

“O nosso forte crescimento nas receitas do quarto trimestre reflete a vibração do nosso negócio, impulsionado pela pesquisa nos dispositivos móveis, bem como na publicidade programática e no YouTube, tudo áreas em que temos investido há muitos anos”, disse a diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat. “Estamos entusiasmados com as oportunidades que temos na Google e na unidade de Outras Apostas para usar a tecnologia para melhorar as vidas de milhares de milhões de pessoas.”

Entusiasmado ficou também o mercado, que pôs as ações da Alphabet a cotar acima dos 793 dólares, um salto de mais de 40 dólares (6%) nas trocas fora de horas que se seguiram à apresentação dos resultados. Isto permitiu à empresa atingir uma capitalização bolsista de 512 mil milhões de euros, ultrapassando assim os 493 mil milhões da Apple. É histórico porque a criadora do iPhone é a empresa mais valiosa do mercado há quatro anos, depois de ultrapassar a Microsoft.

Novidades nos resultados anuais

Na apresentação dos resultados anuais, foi a primeira vez que a Google apareceu como uma unidade segmentada, separada das “Outras Apostas.” O relatório indica que o volume de negócios anual cresceu 13,5% para 68,8 mil milhões de euros, enquanto os lucros operacionais subiram 23,2% para 21,6 mil milhões.

A unidade de Outras Apostas é, bom, outra história. Está a perder muito mais dinheiro que em 2014: os prejuízos foram de 3,28 mil milhões de euros, quase o dobro em relação aos 1,79 mil milhões do ano anterior. Nesta unidade estão incluídos projetos inovadores como o serviço de fibra, drones, carros autónomos e Internet das Coisas (Nest). Apesar dos prejuízos, as vendas desta unidade subiram de 301 para 413 milhões de euros.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago