Categories: Mobilidade

Altice Portugal e ThothX reativam infraestrutura de comunicações para o setor espacial

A Altice Portugal e a ThothX estabeleceram uma parceria para a reativação de um teleporto, em São Miguel, nos Açores, com capacidades Radar de Espaço Profundo, reforçando os ativos espaciais do arquipélago e contribuindo para a economia espacial do País.

O setor espacial é considerado com grande potencial para o futuro, nomeadamente nas áreas da segurança e comunicações espaciais, centrais para este projeto, que inclui a remodelação de uma antena de telecomunicações de 30 metros, localizada na ilha de São Miguel.

A reabilitação do teleporto e a conversão da antena vão contribuir para a observação do tráfego espacial em órbitas geoestacionárias e para a segurança dos ativos espaciais europeus.

Este acordo “vem reforçar, por um lado, a posição de Portugal como um hub estratégico europeu de telecomunicações e do arquipélago dos Açores como hub Atlântico para o Espaço e, por outro, a estratégia da Altice enquanto player no mapa das comunicações e porta de entrada para a Europa, interligando continentes por via espacial, aérea, terrestre ou submarina”.

Para a ThothX, este projeto é uma parte importante da sua estratégia de cobertura global – com a antena de 46m operacional no Canadá, o projeto de remodelação de antena de 30m da Austrália e o projeto de remodelação dos Açores – para atingir 95% de GEO.

Várias instituições portuguesas de I&D já “sinalizaram interesse numa potencial colaboração futura em estudos de radioastronomia, um aspeto de grande importância para a empresa, cujas colaborações com a academia canadiana já decorrem há alguns anos”.

Para a Altice Portugal, este novo projeto insere-se na estratégia de desenvolver e apoiar projetos de destaque nacional e internacional e que marcam o futuro da inovação nacional.

O Teleporto da empresa em Alfouvar (Sintra) é disso um exemplo. A infraestrutura é a maior do país e, para além de operar um conjunto de serviços de satélite para os clientes MEO, aloja 4 gateways dos maiores operadores de satélites de telecomunicações globais, que operam desde as órbitas geostacionárias até às mais atuais órbitas baixas que permitem reduzir a latência deste tipo de telecomunicações.

A relevância desta infraestrutura em território continental é alavancada pela localização geográfica do país e pelo elevado know-how das equipas locais.

Também a Altice Labs está envolvida no âmbito das comunicações satélite (5G Nanosatellite) ao pretender apresentar-se enquanto fornecedora de soluções de telecomunicações bidirecionais entre o espaço e a terra para NTN – Non Terrestrial Networks.

Para o efeito, o hub de inovação do Grupo Altice, o Instituto Superior Técnico (IST) e a Universidade do Luxemburgo encontram-se a constituir um consórcio para candidatar à Agência Espacial Europeia um projeto nesta área.

Bit Magazine

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

21 horas ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

7 dias ago