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Altitude mostra benefícios de robots e IA em contacts centers

A adoção de chatbots e assistentes virtuais é uma tendência em crescimento na indústria dos contact centers. Como qualquer transformação, estas novas tecnologias estão a suscitar dúvidas e oposição e a Altitude Software quis demonstrar as vantagens da introdução de bots no atendimento ao cliente,

Durante a sessão, onde foram apresentados casos práticos de empresas e organismos que beneficiaram diretamente da implementação de Inteligência Artificial (IA), tendo um dos oradores sido Francisco Virgílio, responsável pelo Americas Innovation Lab da Altitude Brasil. Para este executivo, “a Inteligência Artificial, e a tecnologia complementar RPA – Robotic Process Automation, representa o futuro e uma enorme fonte de inovação para as empresas. Trata-se do cerne da quarta revolução industrial.”

“A Inteligência Artificial mudará a forma como pensamos, como trabalhamos e como interagimos e, para as empresas, representa novos e enormes desafios e oportunidades. É a maior revolução tecnológica que já experimentámos como seres humanos. De facto, as máquinas inteligentes irão substituir muitos trabalhos ou profissões realizadas por seres humanos atualmente”, explicou o responsável.

No evento foi possível concluir que entre os benefícios trazidos pela IA estão o aumento da produtividade, da eficiência e da satisfação dos profissionais de atenção ao cliente.

Miguel Vital, CTO da Altitude Software, foi outro dos oradores e falou do papel dos bots e da tecnologia RPA no processo de transformação digital nas empresas.

“Não há um CIO de uma organização de contact center que, neste momento, não esteja focado na otimização da intervenção humana nas operações das suas empresas, como parte do seu processo de transformação digital. Com efeito, a presença de processos automatizados nos centros de contacto, assumindo um importante volume de trabalho que antes era feito de forma “manual”, permite obter benefícios evidentes ao nível da produtividade, eficácia e redução de custos”. Além disso, acrescenta o mesmo responsável, “a adoção de bots no contact center pode beneficiar as empresas na escalabilidade dos seus processos de atenção ao cliente, na consistência das suas mensagens e na rapidez de implementação de mudanças para responder a novas situações ou a evoluções no mercado”, finalizou o CTO.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

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