Altran lança VueForge para gestão de ativos de redes elétricas

A Altran, líder global em inovação e em consultoria de engenharia high-tech, acaba de lançar a aplicação VueForge for Electric Grid Asset Management, que especialmente desenvolvida para a gestão de ativos da rede elétrica.

De acordo com a Altran, esta solução permite às empresas do setor energético otimizarem a gestão dos seus ativos, reduzindo o Opex, rentabilizando o Capex e permitindo adiar a realização de novos investimentos na rede elétrica.

A nova aplicação está assente numa plataforma digital de big data e usa analítica avançada para permitir aos proprietários de redes elétricas, obterem uma visibilidade abrangente da condição da sua frota de ativos e quantificar e gerir o risco, planear os seus investimentos em equipamentos estratégicos de acordo com diferentes cenários.

Esta solução oferece ainda a vantagem adicional de ser baseada em tecnologia open source e de oferecer aos operadores de redes elétricas uma solução agnóstica e independente dos fabricantes dos ativos de rede.

Rodrigo Maia, diretor de Intelligent Systems da Altran, referiu em comunicado que o “VueForge é uma oferta transversal da Altran que faculta aos clientes todos os benefícios da revolução da Internet das coisas (IoT) e da Big Data, onde as máquinas estão cada vez mais conectadas e os dados são colhidos e transformados em informações, permitindo a criação de novos serviços e novos negócios. Com o VueForge®, a Altran é o integrador capaz de conectar dois mundos: o das operações e o das tecnologias de informação, o que em muito contribui a sua extensa experiência tecnológica, amplo conhecimento no domínio multi-indústria, e ampla capacidade analítica. O VueForge® for Electric Grid Asset Management é uma concretização desta oferta numa solução específica para o mercado da Energia”.