AMA lança chatbot com avatar realista

Parceria entre Microsoft, Daredata e Defined.ai permitiu desenvolver solução para a AMA, com projeto piloto aplicado à Chave Móvel Digital.

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) apresentou um chatbot com um avatar realista que reconhece e reproduz texto e voz, para responder a questões dos cidadãos portugueses sobre a Chave Móvel Digital (CMD).

O projeto assenta em tecnologia Azure OpenAI, desenvolvido através de uma parceria entre a Microsoft, a DareData Engineering e a Defined.ai.

A partir de agora passa a ser possível garantir aos cidadãos, através da homepage do portal do ePortugal, um atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, conectando-os à CMD por meio de dispositivos móveis e desktop.

João Dias, Presidente da Agência para a Modernização Administrativa, adiantou que “este projeto visa marcar significativamente um ponto de viragem na transformação digital dos serviços públicos em Portugal, e é um dos elementos da nova estratégia de atendimento do futuro que a AMA está a desenvolver. O objetivo é promover uma maior aproximação entre o Estado e os cidadãos, através da tecnologia mais transformadora do nosso tempo, a Inteligência Artificial Generativa”.

Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, admite que “Portugal tem estado na vanguarda do desenvolvimento de soluções e casos de uso assentes em grandes modelos de linguagem”, sendo que “o objetivo da Microsoft é democratizar os avanços em IA através da nossa cloud, para ajudar pessoas e organizações a serem mais produtivas e a resolverem os problemas mais prementes da sociedade”.

Nuno Brás, CTO da DareData Engineering, considera que “os avanços científicos na área da inteligência artificial irão trazer um novo paradigma a todas as organizações, privadas e públicas”.

Para Daniela Braga, CEO & Founder da Defined.ai, este é mais “um marco na tecnologia de IA, um modelo linguístico com o potencial de redefinir a relação entre os cidadãos e os serviços públicos, bem como de posicionar Portugal na esfera das speech technology”.

A solução, alojada na cloud Microsoft Azure, assenta no modelo GPT 3.5 turbo – o mesmo que serve de base ao ChatGPT, da OpenAI -, e é capaz de compreender texto falado e escrito em Português, respondendo também através de voz e texto, graças ao recurso a tecnologia de conversão speech to text e text to speech.

Recorre ainda a Azure Cognitive Search e Azure Cosmos DB, que permitem o serviço de pesquisa sobre a base de conhecimento da CMD, e o arquivo do contexto das interlocuções com os cidadãos, respetivamente.