Amazon trava parceria com firma indiana para digitalizar PMEs

A gigante do comércio eletrónico Amazon, através da sua unidade indiana, vai embarcar numa parceria com a firma de investimentos Catamaran Ventures, que resultará na criação de uma empresa cujo objetivo será ajudar os negócios de pequenas e médias dimensões da Índia que operam offline a estrearem-se no universo digital.

amazon

Um oficial não identificado da Amazon Asia avançou à Reuters que a unidade da titã do e-commerce vai colocar ao dispor da parceria os seus conhecimentos logísticos e tecnológicos.

De acordo com a consultora Forrester, as vendas online de bens de retalho valeram à empresa dois mil milhões de dólares, e a Technopak previu que até 2021 as vendas da Amazon deverão atingir os 76 mil milhões de dólares.

A joint venture, que está já operacional, deverá catapultar pequenas e médias empresas indianas que operam offline para a a dimensão digital, desta forma conquistando uma base de clientes online com um acelerado ritmo de crescimento.

Estudos da indústria demonstram que o comércio eletrónico poderá contribuir para um crescimento de quatro por cento da economia indiana até 2020.

A Catamaran será a stakeholder maioritária na nova empresa, cujo nome Taurus Business and Trade Services não está ainda registado, enquanto que a Amazon adquirirá a restante percentagem sob as norma indianas de investimento direto de origem estrangeira.