Amdocs lança plataforma de inteligência artificial para telecom

Denominada aia, esta é uma plataforma de inteligência digital específica para o setor de telecomunicações que implementa a lógica de negócios para automatizar e modernizar os negócios de uma operadora, permitindo uma “telecom auto conduzida”: um negócio que consiga auto adaptar-se e usar dados em tempo real para alimentar processos e agir. A plataforma combina a experiência da Amdocs em gestão de processos de negócios com inteligência artificial e capacidades de machine learning de parceiros globais, incluindo serviços de computação cognitiva da plataforma IBM Watson.

“Imaginem um mundo em que as empresas consigam compreender intuitivamente as necessidades dos seus clientes e se adaptem automaticamente para atendê-las; um mundo onde as operadoras abracem a aprendizagem cognitiva dentro das suas estratégias operacionais, aumentando a experiência do cliente, gerindo dinamicamente o catálogo de produtos e otimizando redes cada vez mais complexas”, disse Gary Miles, diretor de marketing da Amdocs. “A aia trará esse mundo para a realidade”.

A Amdocs está a permitir que dados de alta qualidade estejam acessíveis em tempo real, sendo depois usados pela aia para fazer previsões, automatizar decisões e gerir conversas com os clientes. A aia adapta-se às dinâmicas em mudança e trabalha através de todo o portfólio amplo da Amdocs, tendo a capacidade de melhorar mais de 50 processos de negócios operacionais.

“O machine learning e a inteligência artificial estão a tornar-se os elementos cada vez mais importantes para a estratégia de big data de qualquer operadora e, com seu modelo de dados compatível com o TM-Forum, a Amdocs está em uma posição única que permite integração de dados inteligentes em um ecossistema baseado em Hadoop,” comentou Tom Reilly, CEO da Cloudera, uma especialista em plataformas de gestão de dados para machine learning e análises avançadas. “Este ambiente de dados em tempo real permite que eles acelerem e impulsionem os seus programas de inteligência digital específicos para o setor garantindo melhoras consideráveis nas suas previsões como churn do cliente, falhas de rede e até mesmo detecção de anomalias de segurança cibernética”, complementou.

Gary Miles acrescenta que a relevância da inteligência artificial para as operadoras é muito real. “A questão é quão rapidamente elas podem ou conseguem agir sobre isso. Injetando inteligência no nosso portfólio, a aia lhes dá uma maneira pragmática e direta de abraçar a inteligência artificial nos seus negócios.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago