Os operadores de comunicações eletrónicas foram alvo de centenas de processos por parte da ANACOM, em 2014. No total, foram aplicadas coimas no valor de 7,9 milhões de euros, aumentando, assim, o número em relação ao ano anterior.
A Autoridade Nacional de Comunicações, ANACOM, revela os dados em relação a 2014 e evidencia como o número de processos contra operadores de comunicações aumentou 24,1 por cento. Dos 360 processos de contraordenação, apenas 115 resultaram na aplicação de coimas.
A 113 dos restantes casos foram atribuídas sanções acessórias ou a perda de equipamentos a favor do Estado. 26 dos processos sofreram penas de admoestação e outros 26 foram integrados noutros, como explica a ANACOM. Dos 360 processos de contraordenação, 80 terminaram com a absolvição dos arguidos. As coimas aplicadas arrecadaram um total de 7,9 milhões de euros, em 2014.
Os motivos que estão na origem dos processos podem ir desde a prestação de informações falsas, à violação dos deveres de informação ou ao incumprimento de regras impostas pela ANACOM. Quanto à distribuição de informações falsas ou enganosas, destaca-se a irregularidade quanto aos períodos de fidelização que devem estar expressos nos contratos.
Entre as restantes contraordenações apresentadas, encontra-se o incumprimento da Lei das Comunicações Eletrónicas, a infração da proteção de dados dos utilizadores, a violação do regime de livre circulação e a falta de cumprimento de objetivos de desempenho aplicáveis ao serviço universal deste tipo de comunicações.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…