Apple apresenta novo iPhone a 21 de março

Está confirmado para 21 de março, segunda-feira, o evento de primavera da Apple, na sua sede em Cupertino. A marca deverá apresentar não apenas um novo iPhone mas também um segundo iPad Pro – ambos com ecrãs mais pequenos que os modelos correntes.

O convite para a apresentação foi enviado às redações esta quinta-feira e no site de eventos da marca a data já está a ser promovida com um título sugestivo: “Let us loop you in.” Tal como tem acontecido nos últimos anos, a apresentação será transmitida ao vivo para os utilizadores com o navegador Safari em Mac, iPhone, iPad ou iPod Touch, e desta vez também PC com Microsoft Edge em Windows 10. Quem tiver Apple TV também poderá aceder ao streaming.

A expectativa é de que a marca revele o iPhone SE, que regressará aos ecrãs de 4 polegadas e  terá um preço mais baixo que o iPhone 6s – fala-se de algo como 400 a 500 dólares. Além disso, o mercado espera um iPad Pro com ecrã de 9,7 polegadas, um tamanho clássico combinado com os outros benefícios do tablet profissional lançado em novembro do ano passado. Muitos previam novidades em torno do Apple Watch, mas agora os rumores indicam que haverá apenas novas braceletes, e não uma segunda versão do relógio inteligente.

Este também deverá ser o último grande evento da empresa na sede em Cupertino, já que o segundo campus da Apple terá um auditório com capacidade para mil pessoas e Tim Cook disse, na semana passada, que o próximo encontro anual de investidores já será no novo local. O evento pré-outono, que normalmente acontece em setembro, deverá ser em São Francisco, como de costume, e não na sede.

Por outro lado, o evento acontece num momento em que a empresa está envolvida numa guerra com o FBI e o Departamento de Justiça norte-americano por causa do iPhone 5c de um terrorista. Está marcada para o dia seguinte, 22 de março, uma audiência em Riverside devido à recusa da Apple em cumprir a ordem do tribunal para entrar no telefone à força.