Categories: Mobilidade

Apple cede a Taylor Swift e diz que vai pagar royalties a artistas

Depois de um braço-de-ferro entre uma das maiores fabricantes de dispositivos móveis e aquela que é considerada a artista do momento, Swift sai vitoriosa. No dia 21 de junho, a cantora norte-americana publicou na sua página do Tumblr uma mensagem intitulada “Para a Apple, com amor da Taylor”. No post, ela mostrou o seu descontentamento perante a escolha da Apple em não pagar as taxas de utilização de músicas aos cantores, dizendo que três meses sem pagamento é um exagero.

Para sublinhar a sua indignação, Swift disse que não iria incluir o seu álbum 1989 no portfólio de conteúdos do serviço de streaming de música Apple Music, a ser lançado no fim deste mês. O 1989 está entre os álbuns mais populares, desde a sua apresentação em 2002, com mais de 1,2 milhões de cópias vendidas. No iTunes, este álbum está entre os 10 mais ouvidos, pelo que a Apple não quer abrir mão dele, retrocedendo na decisão previamente anunciada.

Um dia depois do “ultimato” de Swift, Eddy Cue, vice-presidente sénior da unidade de Internet e software da Apple, disse que a empresa iria, com efeito, pagar royalties aos artistas pela utilização das suas músicas na nova plataforma de streaming.

No ano passado, Taylor Swift excluiu as suas músicas do Spotify, alegadamente devido à ameaça que o streaming faz pairar sobre a tradicional indústria musical. Mas por muito boa que fosse a intenção de Swift, tentar aplacar o ímpeto da esfera do streaming é como tentar nadar contra a maré.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

4 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

6 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

7 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

2 semanas ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

2 semanas ago