Categories: Negócios

Apple e Samsung: a infindável guerra de patentes

É do conhecimento geral que as infrações de patentes têm sido uma das principais razões avançadas pelas empresas tecnológicas para tentarem puxar o tapete debaixo dos pés da concorrência. Contudo, os processos respeitantes a tais violações têm vindo a perder o seu ímpeto, como podemos observar na mais recente tentativa por parte da Apple de aplicar uma injunção permanente à Samsung, pedido este recusado por uma juíza norte-americana.

No início deste ano, um júri norte-americano decretou que a Samsung era culpada de utilizar nos seus smartphones tecnologia patenteada pela Apple, o que valeu a esta última uma compensação de 120 milhões de dólares. Não obstante, a juíza distrital norte-americana Lucy Koh não cedeu ao pedido da Apple, que procurava aplicar uma injunção permanente à Samsung que a proibiria de comercializar produtos que integrassem as tecnologias patenteadas em questão.

A Apple e Samsung, até 2014, haviam estado embrenhadas em exaustivas batalhas judiciais relativamente aos smartphones que operam sobre o sistema operativo Android da Google. No entanto, ambas as empresas decidiram, este mês, deixar cair por terra todos os processos referentes a patentes que tivessem sido abertos fora dos Estados Unidos.

Koh avançou que a sua decisão baseou-se no facto de a reputação Apple ser de uma robustez tal que não seria irremediavelmente afetada por qualquer alegada infração por parte da rival sul-coreana.

Por seu lado, a Samsung continua a recorrer de um decreto de 2012 relativo a um conjunto distinto de patentes que a obrigou a abrir mão de 930 milhões de dólares em danos. Embora a Apple declare que a compensação é justa e que deve ser mantida, a tecnológica liderada por Larry Page desistiu da sua demanda para banir das prateleiras vários telemóveis mais antigos da Samsung.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago