Apple estreia design e serviços na nova loja em São Francisco

A abertura desta nova Apple Store assinala o 15º aniversário da marca no retalho e será o modelo para as lojas mais importantes que tem espalhadas pelo mundo. Inclui duas portas de vidro gigantescas, tem árvores lá dentro, sofás e muita luz natural.

“Não estamos apenas a evoluir o design da nossa loja, mas também o seu intuito e o papel na comunidade, visto que ensinamos e entretemos os visitantes e servimos a nossa rede de empreendedores locais”, afirma a vice presidente sénior de Retalho e Lojas Online da Apple, Angela Ahrendts, que entrou na tecnológica vinda da Burberry.

O que há de novo, então? O “Genius Grove” vem substituir o Genius Bar e o suporte é dado debaixo de árvores dentro da loja. No “The Forum”,  há espaço para a comunidade se juntar em torno de uma vídeo wall 6K e apreciar o programa “Today at Apple” – uma iniciativa que junta artistas, fotógrafos, músicos, jogadores, programadores e empreendedores. O programa inclui eventos para crianças, para professores e outros tipos de sessões (Creative Sessions, Game Night, etc.).

Completamente nova é a área “The Plaza”, que só será criada nas Apple Stores mais relevantes do mundo. Estará aberta ao público 24 horas por dia, com Wi-Fi gratuito, mesas e cadeiras. No espaço  “The Boardroom”, a equipa de negócio da Apple dará conselhos e dicas a empreendedores, programadores e clientes profissionais da empresa.

Por fim, “The Avenue” oferece paredes interativas, “onde os produtos e serviços da Apple ganham vida”, diz a empresa. Haverá conselhos dos “Creative Pros” (especialistas e criativos) e destaques de acessórios produzidos por terceiros, na secção “Only at Apple.”

A empresa refere ainda que está a trabalhar com a Ruth Asawa School of the Arts para “construir um laboratório de artes visuais”, com 45 estações de trabalho, e que a totalidade da loja é alimentada com energia renovável (via painéis fotovoltaicos no telhado).

Johny Ive, o diretor de design da Apple, salienta o “compromisso” com as cidades onde a empresa opera e que esta loja leva a transparência na fachada para um nível completamente diferente, tornando-a mais “igualitária e acessível.” O projeto foi executado pela firma de Norman Foster.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago