Categories: CyberwarSegurança

Ataques de cibersegurança na saúde devem aumentar em 2017, diz pesquisa

O comunicado da empresa, que reflete o estudo feito pela Unit 42, centro de pesquisas da Palo Alto Networks demonstra que os ataques perpetuados em 2016, com objetivo a afetar os hospitais foram direccionados aos servidores e não a apenas computadores da rede.

A tendência destes ataques permanece com a indústria da saúde a ser atacada por “meio de ataques padrão como downloads na web, anexos ou links maliciosos via e-mail e servidores desatualizados na DMZ” (uma sub-rede física ou lógica que contém e expõe serviços de fronteira externa de uma organização a uma rede maior e não confiável, normalmente a internet), explica o comunicado.

As aplicações SaaS, muito usadas pelas equipas médicas para partilha de arquivos na nuvem, que facilita o acesso aos arquivos também pode ser alvo de ataque, principalmente pela utilização de versões públicas dos serviços. Como cabe “ao utilizador controlar quem tem acesso aos arquivos e é muito fácil enganar com uma configuração e disponibilizar um arquivo que contém informações protegidas de saúde (PHI) para todo o público na internet”.

Sendo que a área da saúde implica a segurança dos doentes, a Palo Alto levanta questões para “se um ataque num dispositivo médico poderá causar lesão a um paciente”. Acreditam que faltam nos hospitais dispositivos básicos de segurança, e que existem muitos casos em que os sistemas operacionais estão desatualizados, como a utilização de Windows XP.

A empresa dá o exemplo de um Hospital em Wahington, que após um ataque de ransomware, teve de transportar os pacientes para outras instalações, para assegurar os seus cuidados.

Joana Leça

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago